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Graça, Valeria; Kowaltowski, Doris; PETRECHE, João Roberto. O uso de metodologia de projeto axiomático para a integração de aspectos de conforto ambiental no desenvolvimento de projetos para a tipologia escolar no Estado de São Paulo. In: ENCONTRO NACIONAL DE CONFORTO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 9., 2007, Ouro Preto. Anais… Ouro Preto: ANTAC, 2007.
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Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 3 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

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Resumo

Os projetos arquitetônicos de escola da rede estadual de São Paulo são realizados pela Fundação de Desenvolvimento Educacional (FDE) através de projeto padrão ou através de contrato de serviços para projetos específicos. A partir destas diretrizes e mais ainda, da padronização dos ambientes o projetista organiza os espaços do projeto dentro de um determinado terreno considerando a legislação local vigente. A padronização gerou uma metodologia de avaliação baseada em checklist elaborado pela FDE que considera um projeto apto como àquele que atende as restrições, diretrizes e padronização dos catálogos. Observa-se que nem sempre um projeto que atenda esta metodologia de avaliação soluciona os problemas relacionados ao conforto térmico, acústico e visual, uma vez que esta avaliação é restrita a alguns temas. Nesta pesquisa assume-se que no desenvolvimento de um projeto de escola o conforto térmico, o acústico e o visual são prioritários e devem ser considerados como princípios de projeto, pois, a falha no projeto destes aspectos prejudica a aprendizagem que é a função principal de uma escola. Para tratar os diversos aspectos de conforto ambiental, considera-se que o projeto deve ser feito por uma equipe multidisciplinar e é proposto o uso da metodologia axiomática para apoiar projeto de engenharia mecânica, como uma possibilidade para o gerenciamento das informações da equipe de projeto. O uso desta metodologia permite verificar a influência de uma decisão de projeto em vários aspectos de conforto, salientando a necessidade de tomada de decisão considerando-se a otimização.

Abstract

School building design in the State of São Paulo, Brazil, is carried out under the supervision of the Fundação de Desenvolvimento Educacional (FDE), with imposed recommendations and a catalogue of construction components. Under such circumstances standard designs or stock plans have been substituted with individualized designs, developed by professional offices. Architects follow recommendations and due to the standard classroom configuration, the resulting designs can be called an organization of spaces on the available lot, which obey local bylaws. In this process a design is considered “good” if it obeys the FDE checklist of recommendations and component catalogue impositions and attends local regulations and codes. Observations have shown that this design method does not always result in projects, which attend fully environmental comfort (thermal, acoustic and visual) criteria. In this study we argue that comfort considerations should be priorities in the design process, since a lack of comfort may influence negatively learning, the primary educational activities and function of a school building. To deal with the diverse aspects of environmental comfort a multidisciplinary design team is recommended. Also, the axiomatic design method should be adopted to administer the information and communication of such a team. This methodology allows verification of influences of diverse design decisions over each other, in this case with emphasis on various aspects of comfort and decision-making can be optimized to obtain the best results among possible solutions.
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