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BEBER, Michelle; Scheer, Sérgio; WILLE, Silvio Aurélio. Uso da tecnologia da informação como auxiliadora da gestão da comunicação em escritórios de arquitetura. In: ENCONTRO DE TECNOLOGIA E COMUNICAÇÃO NA CONSTRUÇÃO CIVIL, 3., 2007, Porto Alegre. Anais… Porto Alegre: ANTAC, 2007.
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Citações: 2
Índice h: 1  
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Resumo

Os escritórios de arquitetura estão passando por diversas transformações no desenvolvimento de seus serviços, visando a qualidade dos produtos oferecidos a seus clientes. Estas transformações estão relacionadas com a inclusão de: ferramentas de tecnologia da informação, sistemas que propiciam o trabalho colaborativo e a busca crescente de profissionais de arquitetura por soluções de gestão para os seus escritórios. A gestão das comunicações procura coletar, distribuir, armazenar e recuperar todas as informações através de um plano de comunicação, que auxilia o controle e o fluxo de informações ao longo do ciclo do projeto. Objetivo: apresentar as ferramentas e sistemas que podem ser utilizadas em escritórios de arquitetura para auxiliar na gestão das comunicações dos projetos. Método de pesquisa: levantamento através da revisão bibliográfica e de questionário aplicado em oito escritórios de arquitetura da cidade de Curitiba-PR. Contribuições: colaborar com os arquitetos, engenheiros, profissionais de áreas afins e pesquisadores sobre o uso da tecnologia da informação - TI - dando subsídios iniciais para a gestão da comunicação, através de um levantamento teórico sobre o tema e dos resultados parciais do questionário aplicado.

Abstract

The architecture offices are passing through transformations regarding the development of their services with better product quality to their customers. These transformations are related with the adoption of information technology tools, collaborative work systems and the increasing search by architecture professionals for management solutions to their offices. The communication management deals with collection, distribution, storage and recovery of information through a communication plan that assists the control and the information flow along the project life cycle. Objective: to present tools and systems that can be used by the architecture offices in order to assist the project communication management. Research method: it was used a survey based on a bibliographical review and a questionnaire that was applied to eight architecture offices in the city of Curitiba - PR. Contributions: to collaborate with architects, engineers, other professionals and researchers on issues about the use of Information Technology (IT) giving initial subsidies for the application of communication management, through a survey and the partial results obtained from a questionnaire application.
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