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ABREU, José Vanderlei de. Estudo do concreto de alta resistência compactado com rolo para pavimentação. Orientação de Antonio Domingues de Figueiredo.132p. Dissertação (Pós-graduação em Engenharia Civil) - Escola Politécnica, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2002.
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Resumo

Nos dias atuais, pouco mais de 9% da malha viária brasileira está pavimentada. Isto pode ser atribuído ao baixo investimento destinado à pavimentação no Brasil, principalmente nas últimas duas décadas. Conseqüentemente, ainda há muito o que fazer no tocante à pavimentação de estradas, principalmente estradas secundárias e vicinais além da pavimentação urbana. Em função disso, este trabalho propõe apresentar uma análise de viabilidade do emprego do concreto de alta resistência compactado com rolo (CARCR) como revestimento de pavimentos rígidos. O concreto compactado com rolo (CCR) é uma tecnologia bastante difundida na engenharia civil, tendo sido utilizado em barragens, base e sub-base de pavimentação, porém, sua utilização como revestimento é pouco difundida. Visando analisar a viabilidade de obtenção do CARCR para revestimento de pavimentação, realizou-se este trabalho, utilizando os conceitos consagrados na dosagem do CCR. Neste trabalho foram avaliados parâmetros de dosagem do CARCR produzido com cimento de alta resistência inicial (CPV-ARI), cimento composto com escória (CP II E 32) e cimento de escória alto forno (CP III 32) quanto à resistência a compressão simples, tração na flexão, módulo de deformação, absorção de água e vazios. Os resultados obtidos levam a concluir que é viável a produção deste material (CCRAR) como revestimento de pavimentação para vias urbanas e estradas secundárias. Esta viabilidade é possível pelo próprio método construtivo do pavimento, que utiliza equipamentos consagrados na pavimentação tradicional (asfáltica).

Abstract

Currently, a little more than 9% of the Brazilian net road are paved. This can be attributed to the low amount of investments destined for paving in Brazil, in the last two decades. Consequently, the studies focusing highway paving, mainly secondary and local highways in addition to urban paving, become very important. Based on that, this research presented here an analysis of the high strength roller compacted concrete (HSRCC) use as surface finishing. The roller compacted concrete (RCC) is a widely spread technology in civil engineering, basically in dams, base and sub-base paving, however, for surface finishing, it’s use is quite restricted. Focusing on the viability analysis of RCC application as surface finishing, a study of HSRCC mix design was carried out. In this research, the HSRCC mix design parameters were evaluated measuring compressive and flexural strength, the modulus of deformation, and water absorption. This concrete was produced with high strength cement (CPV-ARI), ordinary cement (CP II E 32), and slag cement (CP III 32). The results showed that the use of this type of material (HSRCC) as surface finishing for urban roads and secondary higways is viable. The viability is possible due to use of very same constructive methods of RCC paving, which uses tradicional asphalt paving equipment.
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