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ESTEFANI, C.; BRITO, J. L.; DOZ, G. N. Passarela de pedestres: análise das vibrações induzidas. In: CONGRESSO INTERNACIONAL SOBRE O COMPORTAMENTO DE ESTRUTURAS DANIFICADAS, 2., 2000, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro, 2000.
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Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

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Resumo

Antigamente o dimensionamento da maioria das estruturas era realizado levando-se em conta apenas as condições de equilíbrio estático. Nas últimas décadas o engenheiro teve que enfrentar o problema de considerar as forças dinâmicas, forças que variam com o tempo, o que implicou no uso de modelos de cálculo mais complexos e critérios de dimensionamento que levem em consideração esses novos parâmetros. Entre os fatores que determinam este novo contexto podem ser mencionados: a) o uso de novos materiais e técnicas construtivas, os quais permitem soluções estruturais com grandes vãos, e consequentemente grande flexibilidade e baixas freqüências naturais de vibração; b) a diminuição do amortecimento estrutural, como conseqüência do uso de novos materiais, por exemplo, o uso do concreto protendido no lugar do concreto armado, etc.; c) a mudança na natureza e intensidade das cargas, por exemplo a modificação do comportamento dos torcedores em estádios de futebol que anos atrás não era previsto; d) a diminuição do espaço nas grandes cidades, que induz à necessidade de se construir ginásios esportivos e salas de dança em andares superiores de edifícios; etc. Dentro dos problemas dinâmicos que se apresentam na Engenharia Estrutural, ocupam lugar de destaque aqueles produzidos por atividades exercidas pelo homem, em particular, o estudo do comportamento de estruturas submetidas a cargas produzidas por um grande número de pessoas em movimento.

Abstract

The problems caused by loads dynamics are more and more frequent in the current days. This new situation demands besides the static analysis a dynamic analysis where the knowledge of the natural frequencies and shapes of vibration of the structure are essential for conception of an efficient project. Inside of this context we will approach the dynamics characteristics and vibrations induced at footbridges produced by human loads.
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