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BERNARDI, Núbia; Kowaltowski, Doris. O impacto do desenho universal no processo e no ensino do projeto arquitetônico: o caso de indivíduos com visão subnormal. In: ENCONTRO NACIONAL DE CONFORTO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 9., 2007, Ouro Preto. Anais… Ouro Preto: ANTAC, 2007.
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Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 13 (Com arquivo PDF disponíveis: 5)
Citações: 16
Índice h: 3  
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Resumo

Esta pesquisa aborda a inclusão e aplicação dos conceitos do Desenho Universal no processo e no ensino do projeto de arquitetura. O objetivo geral do trabalho é compreender de que maneira os conceitos do Desenho Universal contribuem para a criação de novas metodologias de ensino de projeto arquitetônico. Esta pesquisa adota como metodologia os preceitos da simulação/modelagem combinada com um estudo de caso. A modelagem foi feita em um mapa tátil, construído em escala e passível de manipulação. Os voluntários foram divididos em grupos com diferentes afinidades visuais (visão subnormal e visão normal) e fizeram análises de projetos arquitetônicos através da manipulação destes mapas (desenvolvidos por alunos de arquitetura e engenharia civil). Concluiu-se que a metodologia aplicada obteve resultados positivos e que a inserção dos conceitos de acessibilidade no ensino de projeto arquitetônico deve adotar um conjunto de parâmetros. A pesquisa mostrou-se didaticamente eficiente ao incorporar a participação do usuário no processo de ensino e permitiu reflexões sobre o significado do espaço arquitetônico, sua utilização a partir de outros referenciais perceptivos e como estes referenciais não visuais podem ser incorporados durante o processo de projeto.

Abstract

This study evaluates the impact of the principles of Universal Design (UD) in the architectural design process. The main goal was to understand the contributions of UD to create new teaching methodologies in architectural design. The visually impaired are used as study subjects. The research detected if people with visual impairment use their perceptions differently from people with normal vision and whether these users translate their spatial experience in different forms. Also, the study evaluated whether students, learning about other experiences than visual sensorial perception, develop new forms of design representation. Student designs were analyzed by two groups of the visually impaired. Both drawings and tactile models were used. The first group was composed of users with low vision (low vision since birth and acquired deficiency) and the other group had normal vision. Finally, guidelines for architecturally inclusive design were proposed. These should improve spatial orientation of the visually impaired. The teaching experience was extremely positive, increasing the users awareness and sensitivities as participants in the design architectural process.
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