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Graça, Valeria; Kowaltowski, Doris. Aspectos de conforto ambiental, escritórios de arquitetura e projetos de escolas. In: ENCONTRO NACIONAL DE CONFORTO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 9., 2007, Ouro Preto. Anais… Ouro Preto: ANTAC, 2007.
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Resumo

Os empreendimentos de projeto geralmente são únicos, por esta razão possuem um grau de incerteza e sua organização, usualmente, é realizada através da divisão em fases de projeto. Geralmente os projetos fazem parte de organizações maiores, cada organização possui uma cultura e um tipo de estrutura, que irão influenciar o projeto. No caso dos projetos de escola para a rede estadual de São Paulo a organização governamental é a Fundação para o Desenvolvimento Educacional (FDE). O projetista contratado recebe como informações o levantamento topográfico e o programa arquitetônico, devendo consultar os manuais editados pela FDE e as normas técnicas pertinentes. Para o desenvolvimento do projeto arquitetônico são indicadas as seguintes etapas: vistoria do local, estudo preliminar, anteprojeto e projeto executivo. Alguns itens analisados ou definidos nas fases de projeto, já se encontram especificados. Estas indicações são compreendidas como diretrizes e talvez sejam utilizadas sem uma prévia análise das conseqüências para o conforto ambiental. Por esta razão se fez pesquisa junto aos escritórios de arquitetura para compreender como e em que momentos lidam com as questões de conforto térmico, acústico e visual no processo de projeto. Os resultados mostram a influência das diretrizes e padronização da FDE no projeto, a maneira como alguns escritórios tratam aspectos de conforto ambiental e, ainda, indicam nas fases de projeto quais aspectos são usualmente considerados.

Abstract

Design projects are usually unique in nature and due to this the process possess a degree of uncertainty, usually organized according to specific design phases. Also building projects are part of larger organizations, which individually impose their own design culture and process structure, which in turn may influence the quality of the design itself. In the State of São Paulo, Brazil school building design is controlled by a governmental organization called Fundação para o Desenvolvimento Educacional (FDE). Architectural offices are hired and receive as design information the topographical site survey and the program architectural, consisting in a list of spaces. They then should consult FDE manuals, which detail regulations and imposed construction techniques for school buildings in the State. To develop the architectural design specific phases are recommended: visit to the site, studies, preliminary and final detailed design. Some items, which should normally be analyzed or defined in project phases, are already pré-specified. These pré-determinations are often understood as regulations and therefore are no longer analyzed in relation to design consequences and impact on environmental comfort levels. For this reason a study was undertaken to investigate how architectural offices deal with questions of thermal, acoustic and visual comfort in the design process. The results show that FDE regulations and standardization influence strongly the design outcome, and how some professionals deal with environmental comfort questions and at what stages in the process specific aspects are considered.
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