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BITTENCOURT, Leonardo et al. A influência do tipo de fechamento dos peitoris ventilados na velocidade e distribuição da ventilação natural em salas de aula. In: ENCONTRO NACIONAL DE CONFORTO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 9., 2007, Ouro Preto. Anais… Ouro Preto: ANTAC, 2007.
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Resumo

A crise energética do Brasil em 2001 fez aumentar a demanda por edifícios eficientes que utilizam meios passivos de iluminação e de refrigeração, de modo a diminuir a dependência dos meios mecânicos. Para tanto, a edificação deve conter componentes arquitetônicos que aproveitem as características climáticas do lugar. Dentre esses componentes está o peitoril ventilado, que é pouco conhecido dos arquitetos brasileiros, todavia se apresenta como interessante alternativa para incrementar a ventilação natural nos espaços arquitetônicos. Este trabalho analisa o desempenho do uso do peitoril ventilado com três diferentes tipos de fechamento em ambientes de salas de aula. A metodologia empregada consiste numa análise comparativa entre três diferentes tipos de fechamento para o peitoril ventilado curvo. O desempenho desses modelos foi estudado através de simulações computacionais empregando-se o software PHOENICS 3.6, que se baseia na Dinâmica dos Fluidos Computacional. Os resultados mostraram que o tipo de fechamento influencia significativamente a velocidade e distribuição do ar (ventilação natural) e que o melhor fechamento para o peitoril foi um tubo de metal, pois exerceu menor resistência ao escoamento e promoveu um escoamento mais uniforme do ar dentro da sala de aula.

Abstract

The 2001 Brazilian energy crisis has increased the demand for efficient buildings which use passive cooling and daylighting, aiming to reduce the dependence from mechanical devices. To reach this target, buildings must adapt themselves to the local climate thought the use of architectural components that take advantage of local climate characteristics. Among these components is the “ventilative sill”, a building component unknown by most Brazilian architects, though it represents an interesting alternative to increase natural ventilation in architectural spaces. This paper presents a performance analysis of the “ventilative sill”, considering three different closing devices for the component when used in classrooms. The methodology used consists of a comparative analysis of three different closing models for an “S” shaped ventilative sill with three closing devices; where the ventilation performance of each one was studied using computer simulations with PHOENICS 3.6, a CFD software. Results have shown that the closing devices affect the air velocity and distribution pattern in a significative way. They also have shown that the better performance was achieved when the closing device was a tube, as it produces smaller resistance in the airflow and more uniform airflow distribution.
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