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GAUDIN, Teresa; Gaudin, Gérard; BASTOS, Leopoldo Eurico. Alta qualidade ambiental em projetos de edificações escolares. In: ENCONTRO NACIONAL DE CONFORTO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 9., 2007, Ouro Preto. Anais… Ouro Preto: ANTAC, 2007.
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Resumo

Este artigo se inspira no referencial “Alta Qualidade Ambiental - HQE®”, adotado pela associação francesa “HQE – Haute Qualité Environnementale” (Association HQE, 1997), considerado como importante ferramenta de auxílio ao projeto de arquitetura, em suas fases evolutivas, desde o programa, na concepção e na realização da edificação. O referencial é composto de duas grandes áreas: qualidade ambiental da edificação (QE) e sistema de gestão ambiental (SME). A qualidade ambiental da edificação engloba: impactos sobre o ambiente exterior e criação de um ambiente interior satisfatório aos usuários. O sistema de gestão ambiental visa à organização operacional para otimizar a qualidade ambiental da edificação. Fundamentando-se nos procedimentos do referencial HQE®, assim como nos parâmetros do referencial técnico, atualmente em vigor na França, para certificação ambiental (HQE®-NF) de edifícios terciários (comerciais, educacionais), o objetivo deste artigo é de delinear as diretrizes mais significativas deste referencial e de contribuir com propostas para uma possível adequação metodologica à situação brasileira em equipamentos escolares. Exemplificando, na prática, além da fundamentação teorica (HQE®), apresentamos um exemplo de caso de escola técnica especializada na França – liceu. Este exemplo é inserido num projeto de âmbito global – REVIVAL (www.revival-eu.net), do qual fazemos parte como coordenação técnica em sustentabilidade e consultoria no monitoramento de projetos de reabilitação (Gaudin Ingénierie). O projeto é financiado pela Comissão Européia, setor de Energia, Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Programa THERMIE), em realização desde 2003 até abril 2008.

Abstract

This paper takes in account the referential concept “High Environmental Quality”, named “HQE®”, adopted in the French Association for High Environmental Quality (Association HQE, 1997). This is a tool to aid the architectural design and construction, during the phases of building project. In this referential method, there are two significant components: building environmental quality (QE) and environmental management of operation (SME). Building environmental quality includes two fields: the impact from the exterior environment and a satisfactory indoor environment for occupants. The environmental management aims the operation’s organization to optimize the environmental quality. Based on French’s evaluation for High Environmental Quality and the environmental certification for tertiary buildings, actually in function, the aim of this paper is to describe the most important directives of the HQE referential and to contribute with proposals for an adapted methodology focusing on school design in Brazil. An example of high performance of an existent high school in France, which takes part in a European Project – REVIVAL (www.revival-eu.net), is presented to contribute with proceeds in the field of a sustainability and environmental quality evaluation of educational buildings.
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