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CARNIO, M. A. et al. A utilização do concreto projetado reforçado com fibras de aço no revestimento de túneis. In: CONGRESSO BRASILEIRO DO CONCRETO, 40., 1998, Rio de Janeiro. Anais… Rio de Janeiro, 1998.
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Resumo

A adição de fibras de aço ao concreto incorpora ao material características importantes tais como: ductilidade, resistência à tração na flexão, controle de fissuração, resistência ao impacto, resistência à fadiga e resistência ao cisalhamento. Dentre estas características destacam-se a ductilidade e a resistência à tração na flexão, as quais são muito importantes no dimensionamento de revestimentos de túneis, quando se utiliza o concreto projetado. A introdução dos valores da resistência à tração na flexão pode ser feita sem grandes alterações nos procedimentos usuais de cálculo, bastando para isto levar em consideração algumas das propriedades inerentes ao material, quais sejam, sua capacidade de absorver moderados esforços de tração e ductilidade à tração. Desta forma é possível aproveitar o material quando o revestimento apresente sua seção totalmente comprimida, bem como em casos onde se tem a seção submetida à flexão com esforços de tração. Neste trabalho apresenta-se uma metodologia de cálculo que leve em conta estes fatores, mostrando-se os avanços que se pode obter no dimensionamento de revestimentos de túneis em concreto projetado reforçado com fibras de aço
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