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Ferreira, Dhallas Michely Santiago et al. Materiais concretos para ensino de geometria a portadores de deficiência visual. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE GEOMETRIA DESCRITIVA E DESENHO TÉCNICO, 16., 2003, Santa Cruz do Sul. Anais... Santa Cruz do Sul, 2003.
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Resumo

Partindo de uma análise da situação do ensino da Geometria nas escolas, evocamos PUTNOKI (1988) quando ressalta que “a Geometria, cada vez mais, vem se tornando o grande terror da Matemática, tanto para alunos quanto para professores”. As razões dessa afirmação são muitas e, invariavelmente, todas ligadas à dificuldade no trato do conteúdo geométrico. Sendo o objeto da Geometria o trato de uma parte consideravelmente abstrata da Matemática, caracterizada pela difícil percepção espacial por parte dos alunos, e sendo conduzida por professores que ignoram a sua importância na formação e no desenvolvimento cognitivo da criança e do adulto, é difícil não atribuir à escola a responsabilidade pela inibição no desenvolvimento das noções espaciais de seus alunos. Nesse sentido, trabalhos que contribuam no desenvolvimento de metodologias e materiais auxiliares são estimulados, apresentando alta relevância no contexto. Inserido nessa temática, o projeto que se expõe é configurado como um estudo multicasos, onde, a partir de materiais obtidos através de pesquisas junto a entidades que trabalham em prol dos deficientes visuais, instituições de pesquisa e ensino, sites de internet e congressos que abordem assuntos pertinentes, desenvolver juntamente com os usuários selecionados, possibilidades de intervir com maior segurança no processo de ensino-aprendizagem da geometria para deficientes visuais. O resultado dessas pesquisas são aqui abordados, demonstrando a escassez da produção existente destinada ao ensino da geometria para alunos cegos, o que enfatiza a necessidade de desenvolvimento de novos materiais, assunto contemplado em uma pesquisa conduzida por estudantes do curso de Licenciatura em Desenho e Plástica da Universidade Federal de Pernambuco.

Abstract

One of bigger problem for mathematics’s students and teachers, geometry teaching in schools, is exposed by PUTNOKI (1988), that put ‘geometry have turned the great problem’. There are many reasons for that statement and, invariably, everybody linked it with the difficulty in board geometric’s content. The Geometry’s objects treat of a part abstract of Mathematics characterized by hard space perception from students. This case is increased for teachers that doesn’t realize its importance in child's and adults cognitive development. In this context, the school is responsible for reduce the space notions in students. In that sense, this paper intends to show one of contribuition for develop methodologies and assistants materials that presents high relevance in context. The project exposes a multiple case study, starting from researches from entities that work with visual faulty, internet sites and conferences, it had obtained auxiliary materials for blind teaching. It’s allow to develop with selected users, many possibilities to intervene in teaching process of geometry for visual faulty with larger safety. The result of those researches is approached here, demonstrating the shortage of production for teaching geometry for blind students. It’s emphasizes need of new materials, subject of this research conducted by students from Licenciatura in Drawing and Plastic course of Federal University of Pernambuco.
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