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COSTA, Dayana Bastos; CORDEIRO, Cristóvão César Carneiro; FORMOSO, Carlos Torres. Medição de desempenho em empresas de construção: vínculo com a estratégia e inserção nos processos gerenciais. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE GESTÃO E ECONOMIA DA CONSTRUÇÃO, 3., 2003, São Carlos. Anais… São Carlos: ANTAC, 2003.
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Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 122 (Com arquivo PDF disponíveis: 91)
Citações: 7
Índice h: 2  
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Resumo

Apesar dos esforços empreendidos nos últimos anos por grupos de pesquisa e o interesse de entidades setoriais na disseminação dos conceitos e práticas da medição de desempenho, observa-se que o uso dos indicadores ainda não constitui uma prática sistemática para muitas empresas do setor da Construção. A ausência de medidas adequadas tem sido apontada como uma das dificuldades para avaliação do desempenho e à competitividade das empresas no setor. Nesse sentido o presente artigo visa a apresentar uma contribuição à concepção, implementação e uso de sistemas de indicadores de desempenho vinculados as estratégias e inseridos nos processos gerenciais em empresas da construção civil. A pesquisa é baseada em cinco estudos de caso realizados em pequenas e médias empresas de construção da Região de Porto Alegre no Rio Grande do Sul. Esse trabalho apresenta como resultados uma estrutura para estabelecer sistemas de indicadores de desempenho em que as estratégias e os processos gerenciais estão alinhados e também, identifica as melhores práticas na concepção e implementação desses sistemas e as potenciais oportunidades de melhoria encontradas nas empresas estudadas.

Abstract

Despite recent efforts carried out by academics and the growing interest from the construction sector associations to disseminate performance measurement concepts and practices, the use of performance indicators is not systematic in most construction companies. The lack of adequate measures has being pointed out as a major difficulty for establishing performance measurement systems in those companies. This article describes some results of a research project that aims to propose some guidelines to the conception, implementation and use of performance measurement systems. Such guidelines emphasise the need to establish a link between performance measurement to the firm competitive strategy, as well as the effective insertion of measures into the management of critical processes. This research project was based on five case studies carried out in medium and small sized companies from the Metropolitan Region of Porto Alegre. This paper is focussed on the framework that was proposed to establish performance measures aligned with the firm competitive strategy, and identifies a number of best practices related to the conception and implementation of such systems, and also some improvement opportunities, observed in the five companies that took part in the study.
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