Mais informações

Paschoarelli, Luis Carlos et al. Perspectógrafo didático: uma ferramenta para o ensino conceitual e prático da perspectiva. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE GEOMETRIA DESCRITIVA E DESENHO TÉCNICO, 15., INTERNATIONAL CONFERENCE ON GRAPHICS ENGINEERING FOR ARTS AND DESIGN, 4., 2001, São Paulo. Anais... São Paulo: ABEG, 2001. p. 314 - 321.
Clique no nome do(s) autor(es) para ver o currículo Lattes:

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 6 (Com arquivo PDF disponíveis: 5)
Citações: 1
Índice h: 1  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 11 (Com arquivo PDF disponíveis: 10)
Citações: 1
Índice h: 1  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 1 (Com arquivo PDF disponíveis: 1)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 4 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: 2
Índice h: 1  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Resumo

A perspectiva pode ser considerada um processo de representação gráfica onde se definem os objetos num plano, aproximadamente como o homem os observa. Seu ensino e sua prática dependem da correlação entre conceito e aplicação. Historicamente, muitas alternativas foram desenvolvidas para isto, mas poucos resultados práticos foram alcançados; e mesmo atualmente, com o auxílio da computação gráfica, o ensino de perspectiva é complicado. Uma alternativa para isto é o uso do "Perspectógrafo Didático", o qual utiliza-se da simulação física dos elementos da perspectiva cônica, possibilitando que alguns conceitos da perspectiva sejam aplicados de forma efetiva na atividade didática.

Abstract

The perspective can be considered a process of graphical representation where if they define objects in a plan, approximately as the man observes them. Its education and practical its depend on the correlation between concept and application. Historically, many alternatives had been developed for this, but few practical results had been reached; and exactly currently, with the aid of the graphical computation, the perspective education is complicated. An alternative for that is the use of the "Perspectógrafo Didático", which is used of the physical simulation of the elements of the conical perspective, making possible that some concepts of the perspective are applied of form accomplishes in the didactic activity.
-