Mais informações

ALVES, Ana Claudia; AMORIM, Sérgio Roberto Leusin. A satisfação dos clientes vista pela ISO9001:2000 : o caso da construção civil. In: CONGRESSO NACIONAL DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO, 2002, Niterói. Anais… Niterói, 2002.
Clique no nome do(s) autor(es) para ver o currículo Lattes:

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 1 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 3 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: 5
Índice h: 2  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Resumo

Com a mudança do panorama competitivo, um número cada vez maior de organizações começaram a implementar sistemas de gestão da qualidade. Isto colocou o cliente num papel de destaque, especialmente após a publicação da versão 2000 da ISO9001, passando a determinar a manutenção da organização no mercado. Na ISO9001:2000 o foco no cliente e a melhoria contínua da performance são as principais metas a serem alcançadas. Apesar de trazer algumas vantagens no sentido da redução do número de procedimentos documentados, isto trouxe maiores exigências com relação à satisfação dos clientes. O presente trabalho analisa a ISO9001:2000 estabelecendo as principais mudanças da norma, com ênfase nos requisitos diretamente envolvidos na satisfação dos clientes.

Abstract

With the change of the competitive picture, a number each bigger time of organizations comes implanting quality management systems. This placed the customer in a prominence paper, especially after the publication of the ISO9001 version 2000, therefore who is it starts to determine the maintenance of the organization in the market. In the ISO9001:2000 the focus in the customer and the continuous improvement of the performance is the main goals to be reached. Despite this bringing some advantages in the direction of the reduction of the number of registered procedures, it brought bigger requirements in that if it relates to the satisfaction of the customers. The present work covers the ISO9001:2000 establishing the main changes of the standard, with emphasis in the requirements directly related to the satisfaction of the customer.
-