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Fontenelle, Maria Aridenise; HEINECK, Luiz Fernando. Oficina virtual de competências didáticas. In: SEMINÁRIO DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA CONSTRUÇÃO CIVIL, 4., 2009, Rio de Janeiro. Anais… Rio de Janeiro: UFRJ, 2009.
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Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 1 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: 1
Índice h: 1  
Co-autores: 12

Resumo

Esta pesquisa visa definir as competências didáticas requeridas aos gerentes de obras que atuam na função de orientador da tarefa segura no ambiente de trabalho, com vistas a propor um modelo de oficina virtual para desenvolver competências didáticas com engenheiros de obras e técnicos de segurança do trabalho. A seleção das competências requeridas do gerente de obras que atua como educador e a aplicação do modelo de desenvolvimento de competências pedagógicas dos profissionais citados proposto na metodologia, foram realizados através de uma oficina virtual utilizando o cadinet, ambiente de aprendizagem colaborativa, com sete engenheiros e um técnico de segurança do trabalho de cinco construtoras certificadas ou em processo de certificação em ISO 9000 e/ou PBQPH – Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade no Habitat. A definição das competências consistiu na disponibilização de uma lista de conhecimentos, habilidades e atitudes de uma pesquisa realizada no Paraná para definição das competências do gerente de obras na oficina virtual. Os participantes selecionaram os itens requeridos às competências pedagógicas e hierarquizaram os mesmos. O referido estudo evidenciou que o conhecimento é considerado o elemento fundamental, pois foi o item que individualmente recebeu a maior quantidade de votos. Entretanto analisando o número de votos total, esse fator representa apenas 10% dos componentes da competência. Pode-se afirmar que as habilidades e as atitudes além de representarem um percentual superior 50 e 40% respectivamente, também apresentaram valores mais equilibrados. No caso das competências didáticas dos engenheiros de obras e técnicos de segurança do trabalho foi constatado, nesta pesquisa que as habilidades a atitudes superaram o conhecimento. A avaliação da pesquisa foi realizada considerando a participação dos alunos na oficina, de conteúdo e da oficina pelos participantes. Neste processo foi constatado que a interação entre os participantes da mesma empresa foi satisfatória, uma vez que as atividades do diagnóstico do treinamento e elaboração da tarefa segura foram realizadas por construtora. Entretanto, a interação entre os participantes de construtoras distintas não foi evidenciada. Isso aconteceu sobretudo, devido a ausência de atividades que favorecessem este tipo de intercâmbio. Outro fator que afetou pode ter sido o receio de troca entre os concorrentes. O resultado geral da avaliação da oficina virtual apresentou como melhor e pior nota o item avaliação do facilitador e auto-avaliação respectivamente.

Abstract

Não Disponivel
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