Mais informações

GIUNTA, Maria Antônia Benutti; CHENG, Liang-yee. Estudo comparativo de dois layouts típicos de salas de aula informatizada. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE GEOMETRIA DESCRITIVA E DESENHO TÉCNICO, 16., 2003, Santa Cruz do Sul. Anais... Santa Cruz do Sul, 2003.
Clique no nome do(s) autor(es) para ver o currículo Lattes:

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 8 (Com arquivo PDF disponíveis: 8)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 19 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: 1
Índice h: 1  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Resumo

Este trabalho analisa dois tipos de layout de laboratórios informatizados utilizados como salas de aulas de Desenho e Projeto, para determinação de critérios que sirvam como referência para futuros projetos. A diferença marcante entre elas é a disposição dos postos de trabalho dos alunos: uma possui as mesas posicionadas de forma ortogonal em relação ao espaço do professor, a outra está posicionada de forma tradicional, paralela a esse espaço. Embora as duas salas tenham diferenças significativas, a avaliação dos postos de trabalho pelos alunos, assim como as avaliações dos professores em relação aos problemas, apresentaram resultados semelhantes.

Abstract

This paper analyzes two types of layout for the computerized laboratories used as classrooms of Drawing and Design. One classroom has tables positioned in traditional way with students facing frontally the white board. In another one, the tables are positioned perpendicularly to the white board, with the students facing the sidewalls of the classroom. Although the two rooms are significantly different, the evaluation carried out with students, as well as the teacher’s in relation to the problems of comfort, presented similar results. In addition to this, criteria that serve as reference for design of the classrooms are also determined.
-