Mais informações

SOUZA, Ubiraci Espinelli Lemes de; ALMEIDA, Fernanda Marchiori de; SILVA, Luciano Luis Ribeiro da. O conceito de produtividade variável aplicado aos manuais de orçamento. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE GESTÃO E ECONOMIA DA CONSTRUÇÃO, 3., 2003, São Carlos. Anais… São Carlos: ANTAC, 2003.
Clique no nome do(s) autor(es) para ver o currículo Lattes:

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 6 (Com arquivo PDF disponíveis: 1)
Citações: 1
Índice h: 1  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 70 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: 55
Índice h: 5  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 2 (Com arquivo PDF disponíveis: 2)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Resumo

A previsão da produtividade tem sido abordada, na Construção Civil, através de visões que se baseiam (SOUZA, 1996) na utilização de valores históricos disponíveis, na extensão de valores cumulativos relativos a estágios intermediários de uma obra e na pressuposição do efeito aprendizado durante o decorrer da execução. No que se refere aos manuais de orçamentação, a definição de valores aproximadamente estáticos de produtividade tem sido a postura adotada nacional (TCPO 2000, 1999) e internacionalmente (CLEVELAND, 2001). A postura determinística e, até certo ponto, independente dos fatores presentes em uma obra, ligados ao conteúdo e ao contexto do trabalho, que podem imprimir variações no desempenho na execução dos serviços, embora de fácil aplicação, pode estar associada a uma perda de precisão na previsão da produtividade inaceitável para o mercado altamente competitivo atual. Este trabalho preconiza a postura de previsão da produtividade baseada em faixa de variação associada a fatores potencialmente influenciadores, que permitam ao gestor influenciar o prognóstico em função de suas crenças relativas ao trabalho que executará. Tal idéia será apresentada aplicada ao serviço de revestimento interno de paredes com argamassa, comparando-se a utilização da postura atual (aproximadamente determinística) à inovadora, baseada na produtividade variável. O trabalho se baseia numa extensa coleta de dados em campo e sua análise estatística; os autores acreditam que os resultados de tal pesquisa permitem uma abordagem mais interessante para os manuais de orçamentação para a construção de edifícios.

Abstract

This paper shows a new way to see the productivity forecast based on band variation associated with the potentially factors of influence. Such idea will be presented applied to the task of internal wall finishing with mortar, comparing itself it use of the current position with the innovator, based on the changeable productivity. The authors believe that the results of such research allow a more interesting boarding for budget manuals for the construction of buildings.
-