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ANDRADE, Luciana da Silva; DUARTE, Cristiane Rase de Siqueira. Pelo ensino do paisagismo na produção dos espaços racionalizados da habitação social. In: ENCONTRO DE ENSINO DE PAISAGISMO EM ESCOLAS DE ARQUITETURA, Rio de Janeiro, 1998. Anais... Rio de Janeiro, 1998. p. 136-142.
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Citações: 2
Índice h: 1  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

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Resumo

0 objetivo deste artigo é discutir a importância da interrelação entre as disciplinas que se ocupam da paisagem e aquelas que atuam sobre ela, especialmente nos casos que envolvem propostas de racionalização da construção. Entendemos que o paisagismo, compreendido de forma abrangente, englobando a paisagem e o entorno do objeto construído, contribui para a qualidade dos espaços do habitat, por ser fundamental no sentido de permitir ou não um sentimento de pertinêncio na comunidade moradora do local. Por sua vez, a ação de construção da habitação não pode ser vista isolado do entorno onde será inserida, bem como não pode resultar na produção de espaços que não despertem a afetividade dos seus moradores pelo local. Assim, fazemos uma revisão das propostas que ao visar a racionalização da construção,, priorizam os aspectos objetivos da construção, como os custos e a manutenção. Entendemos ser necessário a incorporação em sua proposta do planejamento paisagístico como porte inerente ao processo de construção. Desta forma, sustentamos que, na formação e no aperfeiçoamento dos arquitetos e urbanistas éfundamental o desenvolvimento da capacidade de compreender tanto a paisagem quanto a construção como partes de um mesmo espaço cultural.
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