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OLIVEIRA NETO, Humberto Chiani de; AMORIM, Sérgio Roberto Leusin de. A satisfação do cliente um enfoque mercadológico para empresas de construção civil. In: CONGRESSO DE ENGENHARIA CIVIL, 3., 1998, Juiz de Fora. Anais... Juiz de Fora, 1998.
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Resumo

O presente trabalho enfoca a questão do desenvolvimento do produto na construção civil, baseado em informações obtidas do usuário de imóvel ocupado a um determinado tempo e de levantamentos técnicos , ou seja, através de uma Avaliação Pós - Ocupação - APO. É consenso nos meios empresariais que, para uma organização inseri-da em um ambiente altamente competitivo como o de hoje, os fatores essenciais para a sobrevivência e o crescimento são a qualidade, o aumento da produtividade , a economicidade e a satisfação do cliente. Falar em qualidade final de um produto em construção civil, significa que uma série de itens dentro do seu processo produtivo atual têm de ser repensa-dos, quer seja no aspecto gerencial ou no tecnológico, dando-se ênfase também aos aspectos humanos. Um desses itens, é a definição de parâmetros para novos empreendimentos imobiliários que, via de regra, não leva em consideração a figura mais importante de todo o processo produtivo, que é o cliente. Demonstramos, através de um estudo de caso na cidade de Juiz de Fora, a viabilidade de aplicação da metodologia, exemplificando os seus elementos de análise e retroalimentação para o projeto do produto. Um desses itens, é a definição de parâmetros para novos empreendimentos imobiliários que, via de regra, não leva em consideração a figura mais importante de todo o processo produtivo, que é o cliente. Demonstramos, através de um estudo de caso na cidade de Juiz de Fora, a viabilidade de aplicação da metodologia, exemplificando os seus elementos de análise e retroalimentação para o projeto do produto.
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