Mais informações

OLIVEIRA NETO, Humberto Chiani de. A satisfação do cliente: um enfoque mercadológico para empresas de construção civil. Orientação de Sérgio Roberto Leusin de Amorim.227p. Dissertação (Pós-Graduação em Engenharia Civil) - Escola de Engenharia, Universidade Federal Fluminense, Niterói,1998.
Clique no nome do(s) autor(es) para ver o currículo Lattes:

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 2 (Com arquivo PDF disponíveis: 1)
Citações: 45
Índice h: 3  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Resumo

O presente trabalho enfoca a questão do desenvolvimento do produto na construção civil, baseado em informações obtidas do usuário de imóvel ocupado a um determinado tempo e de levantamentos técnicos , ou seja, através de uma Avaliação Pós - Ocupação - APO. É consenso nos meios empresariais que, para uma organização inserida em um ambiente altamente competitivo como o de hoje, os fatores essenciais para a sobrevivência e o crescimento são a qualidade , o aumento da produtividade , a economicidade e a satisfação do cliente. Falar em qualidade final de um produto em construção civil, significa que uma série de itens dentro do seu processo produtivo atual têm de ser repensados, quer seja no aspecto gerencial ou no tecnológico, dando-se ênfase também aos aspectos humanos. Um desses itens , é a definição de parâmetros para novos empreendimentos imobiliários que, via de regra, não leva em consideração a figura mais importante de todo o processo produtivo, que é o cliente. Pretende-se demonstrar a validade dos dados obtidos a partir das opiniões do cliente ( mercado ) , como insumo para a definição de novos empreendimentos imobiliários.

Abstract

The present report focus on the product's development in the construction industry. The report is based on two aspects : feedback from the final building's user after a specific period of using and one technical data , I mean, across of one Post-Occupancy Evaluation - POE. Professional agree that for any company to survive and improve its market share in the competitive market today , it's necessary to focus on quality , enhance productivity , economicity and clients satisfaction. Analyze the final quality of a construction means that several procedures in the construction process , should be reanalyzed , observing the managerial, technological and human aspects . One of these itens it's the feedback to define new options of residential construction. Usually the decision process does not take in consideration the most important point in the construction process : the client , the one who will buy the product. The main idea was to show that data obtained from client's research (construction market), it's important to the decision process concerning to new residential constructions.
-