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ROMERO, Marta et al. Capacitação profissional: o paradigma do ambiente construído sustentável. In: CONFERÊNCIA LATINO-AMERICANA DE CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL, ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 10., 2004, São Paulo. Anais... São Paulo: ANTAC, 2004.
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Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 5 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: 52
Índice h: 5  
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Resumo

Este trabalho apresenta projeto estabelecido em quatro cidades, duas capitais brasileiras e duas cidades estadunidenses. Com particular enfoque nos desenvolvimentos local e global, o modelo de interação multidisciplinar e transdisciplinar, com inscrição de rede acadêmica internacional, tem oferecido uma plataforma única para a elaboração de indicadores de sustentabilidade. Ao enfocar cidades de diferentes regiões, em distintos estágios de desenvolvimento e com particulares antecedentes sócio-econômicos, o trabalho tem propiciado uma melhor compreensão das similaridades e das diferenças relacionadas às diretrizes, aos desafios e às potencialidades para uma definição de projeto e para um ambiente construído sustentável. Embora cada local estudado enfrente desafios particulares e apresente forças atuantes com diferentes capacidades, já identificamos um importante elemento comum, indutor da exclusão, do desperdício e do extermínio de recursos: a inadequada formação técnico-profissional. A concretização de canais que sistematizem trocas de informações, associados a mecanismos participativos de interlocução e inclusão técnica, tem facilitado na identificação e no atendimento das necessidades das comunidades, bem como no apoio ao desenvolvimento de suas potencialidades, além de, paradoxalmente, resgatarem as qualidades do lugar, atenuarem, em médio prazo, os impactos da ocupação urbana desordenada e reduzirem, em curo prazo, os desperdícios gerados pelos deslocamentos intra-urbanos.
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