Mais informações

OLIVEIRA, Vanderli Fava de et al. Diretrizes para a inserção da expressão gráfica nos cursos de engenharia. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE GEOMETRIA DESCRITIVA E DESENHO TÉCNICO, 15., INTERNATIONAL CONFERENCE ON GRAPHICS ENGINEERING FOR ARTS AND DESIGN, 4., 2001, São Paulo. Anais... São Paulo: ABEG, 2001. p.1 - 10.
Clique no nome do(s) autor(es) para ver o currículo Lattes:

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 13 (Com arquivo PDF disponíveis: 9)
Citações: 2
Índice h: 1  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 15 (Com arquivo PDF disponíveis: 8)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 10 (Com arquivo PDF disponíveis: 8)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 11 (Com arquivo PDF disponíveis: 6)
Citações: 152
Índice h: 9  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Resumo

Este trabalho tem por objetivo, discutir e apresentar proposições acerca da inserção da Expressão Gráfica nos cursos de Engenharia do país. A principal justificativa para esta discussão é o advento da nova LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996) considerando-se, ainda, os recentes avanços dos recursos relacionados à Computação Gráfica. Ressalte-se que este conteúdo já foi matéria do ensino médio e chegou a somar mais de 10% da carga total dos cursos de Engenharia e, hoje, além de ter sido abolida do ''ensino médio'''não passa de 4% da carga total dos cursos de Engenharia Civil do país e em experimentos didáticos supervisionados pelos autores.

Abstract

This paper aims at to discuss the actual insertion of Graphics Expression disciplines in engineering courses. The relevance of this subject is due to the a new law ruling Brazilian education that has been recently issued, and to the enormous development experimented by computer graphics in aiding the activities of graphic representation. Graphics Expression occupied in a near past a great importance in engineering courses and in Brasilians high schools as well. This subject has shrunk and nowadays its relative weight is about 4% of courses total amount of hours. This work is based in a field survey conducted within the majority of Civil Engineering courses in Brazil and on pedagogical experiments supervised by the authors.
-