Mais informações

RAPOSO, Myrtes; OLIVEIRA, Vanderli Fava de. Mudanças metodológicas no ensino de geometria descritiva. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE GEOMETRIA DESCRITIVA E DESENHO TÉCNICO, 14., INTERNATIONAL CONFERENCE ON GRAPHICS ENGINEERING FOR ARTS AND DESIGN, 3., 2000, Ouro Preto. Anais... Ouro Preto: ABEG, 2000.
Clique no nome do(s) autor(es) para ver o currículo Lattes:

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 2 (Com arquivo PDF disponíveis: 1)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 10 (Com arquivo PDF disponíveis: 8)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Resumo

Este trabalho tem por objetivo relatar e apresentar os resultados de uma experiência realizada no 1º período letivo de 1999, na disciplina Geometria Descritiva II do Departamento de Fundamentos do Projeto, oferecida para alunos do 2º período do curso de Engenharia Civil da Universidade Federal de Juiz de Fora. Esta experiência trata de mudanças estruturais e metodológicas na disciplina incluindo ainda a realização de um trabalho de campo pelos alunos visando verificar a aplicação do conteúdo da disciplina em empresas ou órgãos de projetos, de serviços ou de obras de Engenharia Civil. Os resultados mostram que, além de um referencial concreto para os fundamentos e conceitos da disciplina, houve uma melhoria considerável na motivação e na participação dos alunos nas atividades da disciplina.

Abstract

The aim of this work is to relate and presents the results of an experience realized in the first semester of the year 1999 with the discipline Descriptive Geometry II offered by the Design Fundamentals Department for the students of the second term of the Civil Engineering course at the Federal University of Juiz de Fora. That experience is based on structural and methodological changes in the discipline and also including a fieldwork realized by the students with the aim of verification of the discipline contents in enterprises and institutions of design, services and construction of Civil Engineering. The results showed that also with the considerable enhance in the motivation and participation of the stdents, the experience acts as a concrete reference for the concepts and fundamentals of the discipline.
-