Mais informações

OLIVEIRA, Vanderli Fava de; BORGES, Marcos Martins. A geometria descritiva nas disciplinas do curso de engenharia: um contexto para aprendizagem. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE GEOMETRIA DESCRITIVA E DESENHO TÉCNICO, 14., INTERNATIONAL CONFERENCE ON GRAPHICS ENGINEERING FOR ARTS AND DESIGN, 3., 2000, Ouro Preto. Anais... Ouro Preto: ABEG, 2000.
Clique no nome do(s) autor(es) para ver o currículo Lattes:

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 15 (Com arquivo PDF disponíveis: 8)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 10 (Com arquivo PDF disponíveis: 8)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Resumo

Este trabalho tem por objetivo, relatar uma experiência realizada na disciplina Geometria Descritva I, oferecida para o 1º período do curso de Engenharia Civil da Universidade Federal de Juiz de Fora. A experiência envolveu aspectos relacionados a métodos de ensino/aprendizagem e de abordagm do conteúdo, além da inclusão de um trabalho de campo. No que se refere aos aspectos metodológicos, buscou-se formas de aumentar a participação do aluno em sala de aula e, em termos de abordagem do conteúdo, procurou-se vincular os conceitos e elementosda disciplina a situações de aplicação real em Engenharia, permitiu que os alunos tivessem uma visão geral do curso e da relação da Geometria Descritiva com as disciplinas do mesmo.

Abstract

The aim of this work is to relate the experience developed in the Descriptive Geometry I discipline offered in the first term of the Civil Enginnering course of the Federal University of Juiz de Fora. The experience has features related to the teaching/learning methodologies and to the contents approach, with the inclusion of a fieldwork. The search for means to improve the student's participation in the classroom was achievedby the application of methodological approaches related to the tie of the contents and concepts of the discipline with the civil engineering course in order to allow the students to have a global vision of the course and to relate the Descriptive Geometry with other engineering disciplines.
-