Mais informações

PETRECHE, João Roberto Diego; GRAÇA, Valeria Azzi Collet da; SANTOS, Eduardo Toledo. O uso de animação como ferramenta de ensino-aprendizado vinculado ao processo de abstração geométrica. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE GEOMETRIA DESCRITIVA E DESENHO TÉCNICO, 14., INTERNATIONAL CONFERENCE ON GRAPHICS ENGINEERING FOR ARTS AND DESIGN, 3., 2000, Ouro Preto. Anais... Ouro Preto: ABEG, 2000.
Clique no nome do(s) autor(es) para ver o currículo Lattes:

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 6 (Com arquivo PDF disponíveis: 6)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Resumo

Pretende-se verificar a viabilidade da utilização de animações como uma metodologia de ensino, facilitadora do processo de abstração das propriedades geométricas. Nesta estratégia, parte-se de uma representação realística do objeto e elimina-se gradativamente do desenho os elementos que contribuem com o realismo visual (tridimensionalidade, textura, cor, luz e sombra). Este processo gradual visa ajudar aos alunos no campo puramente abstrato da geometria, passarão a ter uma relação mais estreita com a percepção, favorecendo os processos criativos da imaginação

Abstract

The purpose of this research is to investigate the potential for using computer animation as a teaching methodology, which will facilitate the process of abstraction of geometric properties. In this strategy, we start from a realistic representation of objects and gradually eliminate the aspects that contribute to the realistic vizualization (tridimensional appearance, patterns, colors, light and shading). This process aims to help the students to develop their abstraction ability. The concepts that will be learned in the abstract field of Geometry will have a closer relationship with the perception, improving the creative processes of imagination.
-