Mais informações

MENDES, Luiz Carlos. Materiais híbridos em obras de arte. In: CONGRESSO INTERNACIONAL SOBRE O COMPORTAMENTO DE ESTRUTURAS DANIFICADAS, 2., 2000, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro, 2000.
Clique no nome do(s) autor(es) para ver o currículo Lattes:

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 9 (Com arquivo PDF disponíveis: 3)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Resumo

A indústria da construção e os empreendimentos da engenharia civil representam um forte mercado aberto para os materiais compósitos e plásticos reforçados com fibras, principalmente o uso destes para reforços estruturais, elementos estruturais acessórios e obras de arte. A partir de análises teóricas e experimentais, podem ser demonstradas as vantagens de sua conjugação com madeira e concreto armado. Os conceitos investigados pelos pesquisadores no passado não têm avaliado as aplicações comerciais do binômio madeira-FRP e, atualmente, o processo manufatureiro constitui o maior fator do custo de produção. A importância deste estudo reside na finalidade de relacionar a viabilidade comercial da madeira-FRP e a utilização dos plásticos reforçados com fibras a outros materiais tradicionais. A maior parte das pontes construídas no mundo apresentam sérias deficiências no conjunto tabuleiro/superestrutura das mais variadas naturezas, que podem ser mencionadas na forma de condições ambientais adversas, que possibilitam a corrosão das armaduras, deterioração dos materiais que compõem tanto a superestrutura como a infra-estrutura, fadiga das seções sujeitas às alternâncias das solicitações provocadas pelas cargas de tráfego aliada às ações dinâmicas, a manutenção das obras feitas de maneira inadequada, insuficiente ou até mesmo inexistente, e a nova concepção do sistema de tráfego atual. Estas obras de arte foram projetadas há muitas décadas, com uma concepção de uma época passada e, nos dias de hoje, não se encontram mais preparadas para suportar o aumento das cargas móveis, um tráfego mais intenso, o que leva a novas exigências de controle, observação e manutenção. Novas concepções de materiais estão surgindo no sentido de que todas estas desvantagens inerentes da aplicação dos materiais tradicionais sejam minimizadas ou até mesmo anuladas.

Abstract

The union of FRP composites and others traditional construction materials as wood and concrete is one way the composites industry is taking to improve performance claims of its materials. When used in concert with traditional construction materials, they are able to demonstrate their properties and advantages in an environment that fells safer to the construction comunity. This study intend to show how the growth potential of FRP composites is significant and several connections with wood and concrete.
-