Mais informações

ROCHA, Dercio Abreu; Souza, Vicente Custódio Moreira de; Almeida, Sérgio Marques Ferreira de. Os principais problemas patológicos em obras de arte especiais no estado do Rio Grande do Sul. In: CONGRESSO INTERNACIONAL SOBRE O COMPORTAMENTO DE ESTRUTURAS DANIFICADAS, 2., 2000, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro, 2000.
Clique no nome do(s) autor(es) para ver o currículo Lattes:

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 21 (Com arquivo PDF disponíveis: 11)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 10 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: 1
Índice h: 1  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 4 (Com arquivo PDF disponíveis: 2)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Resumo

Os problemas patológicos que surgem numa estrutura, tanto em conseqüência de falhas na fase de projeto quanto na fase de execução ou na de utilização, exercem uma influência considerável na intensidade dos danos causados a esta estrutura, contribuindo para um desgaste muito rápido, e diminuindo, desta maneira, a vida útil da estrutura. A utilização de materiais inadequados ou de baixa qualidade, o uso de técnicas construtivas inapropriadas, o descaso na execução do projeto e o desconhecimento de que pequenos detalhes podem ser um importante fator para aumentar a durabilidade das estruturas, como é o caso da utilização obrigatória de pingadeiras em Obras de Arte Especiais, só introduzida cerca de 20 anos atrás, e que diminui a incidência de patologias provocadas pelo ataque da água da chuva na superestrutura destas obras), são alguns dos fatores causadores de problemas, que culminam com o desgaste prematuro da estrutura, principalmente por ação de causas naturais. Como exemplo, pode-se citar o caso de estruturas projetadas para se situarem em ambiente agressivo, seja nas proximidades de meio marítimo, seja de meio industrial ou ainda em contato com a água de uma forma geral e que, por uma falha na fase de projeto, não receberam atenção devida quando da escolha do tipo de cimento, cobrimento das armaduras ou pinturas protetoras, em se tratando de estruturas metálicas. Muitos são, portanto, os problemas que ocorrem nas estruturas e que poderiam ser evitados caso se procurasse, nas fases de elaboração do projeto e de execução da obra, tomar os cuidados necessários para evitá-los e combatê-los.

Abstract

Pathological problems are, nowadays, the main reason for deterioration and low durability of structures. To avoid those problems is to increase durability, and, in order to accomplish this, regular inspection and maintenance are of fundamental importance. Furthermore, since those problems can have their origin either in the design or in the construction phase, it is important to study their incidence, so that they can be avoided in the future, either by improving construction techniques, or changing design procedures. In this paper a Bridge Management System adopted by the Road Research Institute - IPR, of the National Road Department, DNER, is shown, and results of inspections carried on bridges in the Rio Grande do Sul State are analysed.
-