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Panizza, Alexandre; RUSCHEL, Regina. Avaliação da competência para colaboração em cad associada à utilização da tecnologia da informação no desenvolvimento do projeto. In: SEMINÁRIO DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA CONSTRUÇÃO CIVIL, 2., 2005, São Paulo. Anais… São Paulo: USP, 2005.
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Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 21 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: 14
Índice h: 3  
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Resumo

A evolução da Tecnologia da Informação (TI) amplia continuamente o poder de armazenamento, processamento e comunicação da informação nos/entre computadores pessoais, inclusive dos sistemas computacionais desenvolvidos para os trabalhos gráficos em projetos (CAD). Com a Internet, a colaboração digital apresenta novas possibilidades de interação para o trabalho multidisciplinar nos projetos de Arquitetura, Engenharia e Construção (AEC). A qualidade na apresentação nos desenhos é fundamental para produtividade no processo e para o compartilhamento de informação entre sistemas e profissionais. No caso de projetos compostos por arquivos de desenho em CAD, a qualidade do projeto não se restringe a excelência na impressão dos desenhos, mas deve considerar a organização do seu conteúdo. A TI dispõe de conceitos que podem ser utilizados nos procedimentos de desenvolvimento dos projetos para incrementar qualidade do compartilhamento de informações. Para um melhor aproveitamento destes conceitos, foi desenvolvida uma metodologia para avaliar níveis de qualificação para colaboração através de sistemas CAD da equipe de profissionais do projeto que analisa conhecimento em TI, conhecimento em CAD e procedimentos do processo de desenho em CAD no projeto em AEC. A partir de um estudo de caso realizado sobre projetos finalizados, a análise identificou conceitos de TI, de CAD e procedimentos que prejudicam ou favorecem a colaboração. A metodologia de análise também se mostrou eficiente na identificação do perfil da equipe e no reconhecimento de aptidões dos intervenientes e das necessidades para treinamento, aspectos importantes para a gestão de competências no processo.

Abstract

Não Disponivel
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