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Amarante, Walkyria Mollica do; MORETTI, Ricardo de Sousa. Urbanismo para criança - apoio para o estudo do meio em bairros de formação recente. In: ENCONTRO NACIONAL SOBRE EDIFICAÇÕES E COMUNIDADES SUSTENTÁVEIS, 3., 2003, São Carlos. Anais... São Carlos: ANTAC, 2003.
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Resumo

Na história de uma cidade, as ocupações mais antigas geralmente ganham maior destaque. Em conseqüência, os dados novos provenientes das zonas de urbanização mais recentes ficam muitas vezes esquecidos. Considerando que um melhor envolvimento de professores e alunos com as comunidades locais poderá contribuir para a interação dos futuros cidadãos com o meio em que vivem, foi realizado um trabalho de pesquisa direcionado para a observação e análise sobre a prática educativa voltada para as questões do meio ambiente e da cidade nos bairros de formação recente, tomando-se como estudo de caso a região do Campo Grande, no setor sudoeste de Campinas. O estudo realizado envolveu trinta e cinco escolas da região. Verificou-se algumas iniciativas de resgate da Memória dos bairros e a necessidade para sustentar as iniciativas. Registrou-se grande interesse dos professores por materiais de apoio, que os ajudem em seus projetos sobre o Estudo do Meio. Observou-se que a maioria dos professores não habita onde leciona, desconhecendo a História e os problemas locais. Os moradores do lugar, geralmente migrantes, também desconhecem a estrutura da ocupação desses espaços. Sugerimos a elaboração de um conjunto de materiais didáticos e a criação de um Núcleo de Memória e Estudos Regional.

Abstract

As the history of a city is registered, the areas related to the oldest settlement usually have an outstanding value, mainly in the contemporary cities. The new data concerning the most recent urbanization zones are forgotten and weak in the image of the city itself. Taking into account that a better engagement of teachers and students in the local communities might contribute to the interaction of future citizens with the environment they live in, a research was developed aiming the observation and analysis on the educational practice related to city and environmental questions in neighborhoods of recent development, in thirty five schools in the region of Campo Grande, in the southeastern zone of Campinas. Some schools have tried to recovery the history of their neighborhoods and there is the necessity of supporting them. There is a great interest of the teachers about getting supporting material to help their environment studies. The majority of these teachers do not live where they teach, and they do not know the region problems history and the citizens, generally migrants, do not know the occupancy structure. We suggest the preparation of didactic materials and the creation of a Center for the memory and Regional Studies.
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