Mais informações

OLIVEIRA, Márcia Maria Pinheiro de; LIMA, Fernando Rodrigues. Reflexões sobre o ensino de desenho frente às novas tecnologias. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE GEOMETRIA DESCRITIVA E DESENHO TÉCNICO, 14., INTERNATIONAL CONFERENCE ON GRAPHICS ENGINEERING FOR ARTS AND DESIGN, 3., 2000, Ouro Preto. Anais... Ouro Preto: ABEG, 2000.
Clique no nome do(s) autor(es) para ver o currículo Lattes:

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 5 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: 129
Índice h: 6  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Resumo

As transformações significativas que vêm ocorrendo na área de representação gráfica face a inserção das tecriologias CAD exigem do meio acadêmico uma profunda revisão de estruturas perpetuadas desde a sisternatização mongiana. Efetuou-se para este trabalho uma revisão bibliográfica sobre desenho, educação, trabalho e novas tecriologias. Detectase hoje que, embora o que é ofertado pelo ensino ainda atende à demanda do mercado, existem sinais de que o mercado já está a utilizar-se de domínios não trabalhados pelo ensino. Identifica-se que o peffil profissional prognosticado para o trabalhador do próximo milênio exige uma reformulação nos métodos de ensino. Apresentam-se as características principais dos métodos ditos tradicionais e dos construtivistas. Sugere-se o advento de métodos de cunho construtivista como alternativa aos de cunho tradicional. As sugestões formuladas visam propiciar um modelo de ensino que reflita tendências nacionais, mas também que ofereça flexibilidade de ajuste às peculiaridades de cada instituição e que otimize a relação ensino-aprendizagem.

Abstract

The significatíve changes which are taking place in graphic representation area conceming the insertion of CAD techriologies demand from the academic environment a deep revision on the perpetual structures since the mongian systematization. For this work it was compiled a bibligraphic revision on drawing education, work and new techriologies. Athough what is offered by teaching still meets the market demand, nowdays it is detected that there are evident sigris the market is already using domains not worked by teaching. It is proved that the professional profile predicted for the nexi: millerinium worker calls for a refôrmulation of teaching methods. The chief characterístics of those methods called traditional and constructive are introduced. lt is suggested the advent constructive methods as an alternative to the traditional ones. The formulated suggestions aim to propitiate a teaching model that reflects national tendencies but also offering adjustment flexibility to the peculiarities of each institution and the improvement of the teaching-leaming relationship.
-