Mais informações

OLIVEIRA, Márcia Maria Pinheiro de; PEDROZA, Bruno Campos. O estado da arte do ensino de desenho nos cursos de arquitetura e urbanismo brasileiros. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE GEOMETRIA DESCRITIVA E DESENHO TÉCNICO, 14., INTERNATIONAL CONFERENCE ON GRAPHICS ENGINEERING FOR ARTS AND DESIGN, 3., 2000, Ouro Preto. Anais... Ouro Preto: ABEG, 2000.
Clique no nome do(s) autor(es) para ver o currículo Lattes:

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 1 (Com arquivo PDF disponíveis: 1)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 5 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: 129
Índice h: 6  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Resumo

Este trabalho diagnostica, em nosso país, o ensino da representação gráfica técnica frente às novas tecnologias junto aos cursos de Arquitetura e Urbanismo e qual o nível de formação profissional resultante deste ensino. Apresenta uma pesquisa de campo realizada entre novembro/98 e abril/99 que retratou a tendência predominante de diferentes aspectos na realidade nacional, mediante a aplicação de questionários junto a 86 cursos de Arquitetura e Urbanismo no Brasil. Obteve-se uma amostra de 18 instituições, atingindo-se um nível de confiança próximo de 90%. A pesquisa buscou conhecer aspectos relacionados ao planejamento, às metodologias e à prática do ensino bem como à interface entre o ensino e o mercado de trabalho. Os resultados foram analisados à luz da base legal e de referenciais teóricos pertinentes.

Abstract

This work diagnoses, in our country, the graphic representation teaching concerning the new technologies close to Archicteture and Urbanism ourses and which is the profissional proficiency level arquired by this learning. It presents a field research which was held between Nov/98 and April/99 illustrating the predominant tendency of different aspects of national reality through a series of questionaires to 86 courses of Archicteture and Urbanism in Brazil. It was obtained a sample of 18 instituitions reaching a confidence level near 90%. The research tried to know some aspects related to planning, to methodologies and to teaching practice as well as the interface between the teaching and working market. The results were analysed considering the legal base and the pertinent theorical references.
-