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AÏTCIN, Pierre-claude. High-performance concrete. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIMENTO, 4., 1996, São Paulo. Anais… São Paulo: ABCP, 1999. p.773-792
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Número de Trabalhos: 2 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
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Resumo

O concreto de alta resitência (CAR) tem sido usado nos últimos 25 anos para a construção de prédios altos, pontes e plataformas offshore. Com o aumento da disponiblidade desse material e um melhor conhecimento de suas propriedades mais específicas, ele tem sido usado também em obras menos nobres, tais como construção de calçadas, reconstrução de pontes, construções para a indústria agro - alimentar, moldes para as indústrias de plásticos e de borracha. Espera-se que no futuro o CAR seja usado mais corriqueiramente, mais pela sua durabilidade que pela sua resitência. O CAR pode ser definido de maneira geral como um concreto de alto slump, com um baixo fator água/cimento ou urn baixo fator água/ligante compreendido entre 0,25 e 0,35. Esse alto slump e baixo teor água/cimento é obtido através do uso de um superplastificante. Como nem todos os cimentos e superplastificantes reagem como deviam, a chamada compatibilidade cimento - superplastificante é um fator crucial para se produzir urn CAR com sucesso. O agregado deve estar limpo e deve ser resistente, de mameira que ele não constitua o elo mais fraco do CAR e porque suas caracterfsticas influenciam bastante as propriedades elásticas do CAR. As diferentes reações que se encontram nos códigos de construção relacionando módulo de ruptura e módulo de elasticidade a resistência à compressão devem ser usados com cuidado. Substitutos de cimento, como cinzas volantes, escória e silica aliva, quando disponíveis a urn preço razoável, são normalmente utilisados na fabricação de CAR. 0 uso desses substitutos é vantajoso do ponto de vista econômico e do ponto de vista ténico, porque eles melhoram a reologia e permitem um melhor controle do slump. A cura de um CAR é fundamental e deve ser feita de maneira apropriada afirn de evitar fissuração plásitca e uma auto - ressecamento significativo nos estágios iniciais da cura. Assim sendo, a presença de água nessa fase inicial é muito importante. A contração durante a cura é menos problemática que nos concretos usuais. O CAR é muito pouco permeável. Quanto mais baixo for o fator água/ligante, mais baixa é a permeabilidade. Assim, o CAR oferece uma grandre resitência à entrada de agentes extemos agressivos tornando - o mais durável que os concretos usuais em ambientes agressivos.
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