Mais informações

OLIVEIRA, Márcia Maria Pinheiro de; LORETTI, Clarice. A base legal e o ensino de desenho frente às novas tecnologias ou "para não perder o trem da história...". In: SIMPÓSIO NACIONAL DE GEOMETRIA DESCRITIVA E DESENHO TÉCNICO, 14., INTERNATIONAL CONFERENCE ON GRAPHICS ENGINEERING FOR ARTS AND DESIGN, 3., 2000, Ouro Preto. Anais... Ouro Preto: ABEG, 2000.
Clique no nome do(s) autor(es) para ver o currículo Lattes:

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 1 (Com arquivo PDF disponíveis: 1)
Citações: 1
Índice h: 1  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 5 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: 129
Índice h: 6  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Resumo

O presente trabalho investiga, através da análise documental da história e da base legal, os currículos mínimos vigentes para os cursos de Engenharia e de Arquitetura e Urbanismo analisando-os, especificamente, no que tange às exigências relativas ao ensino da representação gráfica frente às novas tecnologias. Procede um estudo comparativo entre as duas habilitações, especialmente no que diz respeito às características de flexibilidade estrutural peculiares a cada uma das formações profissionais. Compara as limitações, vantagens e desvantagens das estruturas legais vigentes e, como conclusão, oferece algumas sugestões que possam contribuir para revisões futuras.

Abstract

The present work investigates through the documentary analysis of the history and the legal basis, the actual curriculum minimum for the Engineering and Archicteture and Urbanism courses analyse them, specifically, coucerning the relative requirements to the graphic representation teaching regarding the new technologies. A comparatuve study is carried on between the two habilitations, specially coucerning the characteristics of the peculiar strutural flexibility of each one of the professional proficiencies. Limitations, adventages and disadvantages of the present legal structures are compared and as final conclusion, it offers some suggestions which may contribute for the future revisions.
-