Mais informações

BITTENCOURT, Rosa Maria et al. Laboratório de ensino tecnológico: mudanças metodológicas no ensino das disciplinas de projeto e CAD. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE GEOMETRIA DESCRITIVA E DESENHO TÉCNICO, 15., INTERNATIONAL CONFERENCE ON GRAPHICS ENGINEERING FOR ARTS AND DESIGN, 4., 2001, São Paulo. Anais... São Paulo: ABEG, 2001. p. 374 - 383.
Clique no nome do(s) autor(es) para ver o currículo Lattes:

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 4 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 1 (Com arquivo PDF disponíveis: 1)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 1 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 8 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Resumo

A Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá, UNESP, desenvolve um projeto de pesquisa com duas escolas técnicas profissionalisantes, visando à melhoria da qualidade do processo ensino-aprendizagem através de novas metodologias e ferramentas pedagógicas. O presente artigo aborda as propostas do grupo que trabalha com Projeto e CAD. Primeiramente, apresenta-se o diagnóstico de como se encontravam as disciplinas desta área antes da implantação do projeto. Após, expõe-se a metodologia de trabalho do grupo que, mediante discussões, pôde: identificar os problemas, estabelecer critérios e parâmetros e definir diretrizes que nortearam a reformulação do processo ensino-aprendizagem. Na seqüência, abordam-se as propostas dos protótipos formulados para cada uma das disciplinas e os resultados obtidos, repercutidos na escola, aluno, professor e comentados sob uma ótica crítica de pesquisadores.

Abstract

In the Faculty of Engineering of Guaratinguetá, UNESP, one develops a research project, with involves two professionalizing technical schools, aiming at the improvement of the teaching-learning process, though new methodologies and pedagogical toos. The present paper approaches the proposals of the team which works with Design and CAD. Firstly, one presents the diagnosis of how the subjects of this area were before the implantation of the project. Then, one exposes the methodology of the work of the team which, through discussions could: identify the problems, establish criterions and parameters, and define guidelines that directed the reformulation of the process of teaching-learning. In the sequel, one approaches the proposals of the prototypes formulated for each of the subjects and the obtained results, with a repercussion in the school, student, teacher and commented under a critical view of the researches.
-