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VELASCO, ângela Dias; GRAÇA, Valeria Azzi Collet da; lima, Devanir Cabral. O ensino técnico e o desenvolvimento da aptidão espacial. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE GEOMETRIA DESCRITIVA E DESENHO TÉCNICO, 16., 2003, Santa Cruz do Sul. Anais... Santa Cruz do Sul, 2003.
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Resumo

A aptidão espacial desenvolve estratégias de raciocínio que, acompanhadas das analíticas, verbais, algorítmicas e lógico-matemáticas, ajudam ao aluno a pensar, proporcionando meios para que ele utilize toda sua capacidade de raciocínio na resolução de problemas. Pode-se dizer que as aptidões espacial, verbal e lógico-matemática interagem intimamente no processo de raciocínio pois explicam a maior parte das pontuações obtidas por meio de baterias de teste de inteligência. A proposta deste trabalho é investigar o desenvolvimento da Aptidão Espacial durante o curso técnico. Assim, para a execução deste objetivo, aplicou-se um Teste Psicométrico de Visualização Espacial, o TVZ, a 227 alunos de todos os semestres do curso de construção civil do Centro Federal de Educação Tecnológica de São Paulo. Busca-se com esta investigação encontrar uma tendência nas correlações entre o ensino técnico e o desenvolvimento da Aptidão Espacial.

Abstract

Spatial Aptitude improves the reasoning that helps the students thinking, let them use all their capacity on problems resolutions. We can say that the spatial, verbal and logical aptitudes work together on the reasoning process because they explain the majority of scores in intelligence test batteries. Our proposal is to investigate the improvement of Spatial Aptitude during a technical course. We applied a psychometric test of Spatial Visualization, the TVZ, to 227 students of all semesters of the Civil Construction Course of the Centro Federal de Educação Tecnológica de São Paulo. We expect to find a tendency in the correlation between the Technical Course and the improvement of the Spatial Visualization.
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