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GRAÇA, Valeria Azzi Collet da et al. A representação gráfica como metodologia para o entendimento das preferências do usuário : o caso da paleta cromática da escola. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE GEOMETRIA DESCRITIVA E DESENHO TÉCNICO, 15., INTERNATIONAL CONFERENCE ON GRAPHICS ENGINEERING FOR ARTS AND DESIGN, 4., 2001, São Paulo. Anais... São Paulo: ABEG, 2001.
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Resumo

O presente trabalho tem por objetivo estabelecer relacionamento entre "cor" encontrada no "espaço construído" e "percepção" do usuário, salientando suas preferências e as influências oriundas de uma memória adquirida na pré-escola. A metodologia considerou avaliação da percepção de cores no ambiente escolar, através do instrumento Desenho, em três momentos: a memória cromática da pré-escola; a memória cromática da escola atual e uma proposta para a escola atual, englobando a representação escrita de lembranças da escola de infância e explicitando os motivos das alterações cromática. Foram consideradas as representações de setenta e oito alunos do primeiro ano do curso técnico de edifcações. A representação gráfica como metdologia para o entendimento das preferêncas do usuário, se mostrou interessante enquanto análise do espaço construído da escola, podendo-se utilizá-la no entendimento das necessidades e preferências significativas gerais do usuário de uma determinada função. Nota-se, a existência de alguns limitadores para a sua aplicação que podem se relacionar a idade do usuário e possíveis constrangimentos para representar o espaço, ao tempo para sua realização e avaliação, pouca representatividade da população a ser estudada não sendo possível sua generalização e fatores psicológicos do momento da representação.

Abstract

This work analyses the relationship between building environment, color and user perception, identifying user preferences and the influence of kindergarten school, actual school and color modification in the actual school. It was made a sample of seventy-eight teenager students. The use of designs was interesting to analyses school building and shows that is possible to use designs as a method to understand user's necessities and preferences of a distinct environment functionality. It was observed some limitation of this method considering the user's age, spending time to design, and the sample representative.
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