Mais informações

MONICE, Simone; PETRECHE, João Roberto Diego. Projeto axiomático de arquitetura: estudo para implantação em sistemas CAD. Boletim Técnico da Escola Politécnica da USP, São Paulo, n. 369, 2004.
Clique no nome do(s) autor(es) para ver o currículo Lattes:

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 6 (Com arquivo PDF disponíveis: 6)
Citações: 6
Índice h: 2  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Resumo

Os sistemas CAD existentes não possuem ferramentas que, associadas a eles, possibilitem um suporte às fases iniciais de projeto, uma vez que são inaptos à trabalhar com informações subjetivas e imprecisas, características desta fase de projeto. Nosso propósito é estudar as informações relevantes da etapa inicial de projeto sob o ponto de vista do raciocínio do arquiteto verificando os mecanismos cognitivos característicos desta etapa. Apresentamos duas contribuições como resultado desta pesquisa: a utilização e validação da Teoria de Projeto Axiomático desenvolvida (TPA) por Suh (1990) na área do projeto arquitetônico e sua estruturação em meio eletrônico através do projeto de software gerado também a partir da TPA associado a um sistema CAD. O projeto de software busca propiciar um auxílio à visualização da questão a ser solucionada pelo projeto como um todo e à tomada de decisão de cada ciclo de projeto.

Abstract

The available CAD systems for architectural design do not have tools that enable support to early design stages. This is because they are unable to work with subjective and ill-defined data, typical of this design stage. Our goal is study the relevant early information of architectural design, looking of how architects think at design situations. This work presents two contributions as results or this research: the use and validation of Axiomatic Design Theory developed by Suh (1990) in the architectural project area and its electronic framework through the axiomatic design of software on a CAD system. The design of software looks to understanding of design tasks like a whole and to support the decision-making.
-