Mais informações

REAL, Edna Maria Figueiredo Vila; OLIVEIRA, Vanderli Fava de. O uso do contexto de aplicação no ensino de desenho arquitetônico. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE GEOMETRIA DESCRITIVA E DESENHO TÉCNICO, 14., INTERNATIONAL CONFERENCE ON GRAPHICS ENGINEERING FOR ARTS AND DESIGN, 3., 2000, Ouro Preto. Anais... Ouro Preto: ABEG, 2000.
Clique no nome do(s) autor(es) para ver o currículo Lattes:

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 10 (Com arquivo PDF disponíveis: 8)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 1 (Com arquivo PDF disponíveis: 1)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Resumo

Este trabalho tem por objetivo relatar e apresentar os resultados de uma experiência realizada em uma turma da disciplina Desenho Arquitetônico II oferecida para o curso de Engenharia Civil da Universidade Federal de Juiz de Fora. A experiência envolveu mudanças metodológicas na disciplina, inclusive com a introdução de um trabalho de campo realizado em empresas ou órgãos que desenvolvem atividades relacionadas à Engenharia Civil. As alterações metodológicas, aliadas a um trabalho de campo, permitiram que o aprendizado do conteúdo não ficasse restrito aos aspectos técnicos relacionados ao Projeto Arquitetônico. Os alunos passaram a ter oportunidade, também, de conhecer e discutir o contexto e as repercussões da aplicação dos conhecimentos relacionados à disciplina.

Abstract

The aim of this work is to relate and presents the results of an experience realized with the discipline Archtectonic Drawing II offered for the Civil Engineering course at the Federal University of Juiz de Fora. Such experience involved methodological changes in the discipline also with the introduction of a fieldwork realized in enterprises or institutions related to the Civil Engineering sector. These methodologiacal changes linked with the fieldwork allowed that the learning of the contents do not stay limited to the technical features of the Archtectonical Design. The students begin to have the opportunity to know and discuss the context and the repercussions of the knowledge application related to the discipline.
-