Mais informações

VIEIRA, Josiane Wanderlinde; Orofino, Karin Zapelini. Modelagem em papel: confeccionando peças nas comunidades. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE GEOMETRIA DESCRITIVA E DESENHO TÉCNICO, 16., 2003, Santa Cruz do Sul. Anais... Santa Cruz do Sul, 2003.
Clique no nome do(s) autor(es) para ver o currículo Lattes:

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 4 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 1 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Resumo

Com a contemplação do Programa Bolsa de Extensão, da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, foi viabilizada a aplicação do projeto Modelagem em Papel com Comunidades Carentes, o qual é o tema abordado no presente artigo. A Univerdiade, tem como uma de suas metas desbloquear o acesso ao conhecimento tornando-o cada vez mais socializável, ultrapassando as fronteiras do campus para interagir com a comunidade. Através deste lema, este projeto desenvolve-se com o intuito de levar para as comunidades, distintas técnicas de Modelagem em Papel sob a forma de mini-cursos, ou oficinas que permitam com que o participante potencialize sua criatividade e privilegie sua visualização espacial e a concretização de formas bidimensionais ou tridimensionais. Instigando o espírito empreendedor destas pessoas tenta-se, através das atividades, despertar a busca pela realização pessoal, fazendo com que as mesmas se abram para novas perspectivas de vida, buscando ligar a arte de modelar com o seu meio e sua existência. Por outro lado as influências da globalização proporcionam várias mudanças sociais tornando o mercado cada vez mais competitivo e seletivo, exigindo profissionais mais preparados, criativos. Conseqüentemente, verifica-se a falta de oportunidades no mercado atual que ocasiona o crescente índice de desemprego no país. Neste contexto, julga-se de grande importância social, projetos como este que tentam injetar nas comunidades menos favorecidas, formas de incentivo para que as pessoas possam investir em si mesmas e se valorizarem, a fim de enfrentar o mundo lá fora. Enfatiza-se neste trabalho que utilizando-se de materiais simples (reutilizados), pincelando criatividade e instigando o espírito empreendedor pode-se não só contribuir para o bem maior, que é a preservação do meio ambiente, como concretizar formas que assumem uma função utilitária ou decorativa que, se comercializadas, podem gerar um meio de renda pessoal.

Abstract

The present paper to approach about a project realized at Federal University of Santa Catarina State (Extent Scholarship Program). The project is called “Modelagem em Papel com Comunidades Carentes” (Wanting Community Shaping With Paper). The main aim is to promote the access of knoledge to the popular communities through workshops and courses. Moreover, to instigate the undertaker spirit of this people making they look for a way to live (a real work) combining the art of to shape and his own existence. In the other hand, the globalization influences to provide several social changes making the market very competitive and selective. In this context projects like this are very important because offer a way to live. In this project is used simple materials (without costs), stimulating the creativity ad the undertaker spirit to aim at a way to have a better life.
-