Mais informações

SILVA, Régio Pierre da et al. A aplicação de estratégias pedagógicas não presenciais no processo de ensino: aprendizagem da geometria descritiva. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE GEOMETRIA DESCRITIVA E DESENHO TÉCNICO, 16., 2003, Santa Cruz do Sul. Anais... Santa Cruz do Sul, 2003.
Clique no nome do(s) autor(es) para ver o currículo Lattes:

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 6 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 8 (Com arquivo PDF disponíveis: 7)
Citações: 6
Índice h: 2  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 3 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: 7
Índice h: 2  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 4 (Com arquivo PDF disponíveis: 3)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar a evolução da pesquisa aplicada na utilização de ambientes virtuais de aprendizagem no processo de ensino-aprendizagem da Geometria Descritiva. O ambiente de aprendizagem hipermídia para ensino da Geometria Descritiva HyperCAL GD está sendo utilizado na cadeira Geometria Descritiva III do Departamento de Expressão Gráfica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul desde 1999. Este ambiente tem oferecido apoio ao processo de ensino-aprendizagem desta disciplina, principalmente no que se refere à visualização dos elementos tridimensionais através do uso de modelos em realidade virtual, e operações gráficas com o uso de animações. Análises realizadas nas provas e trabalhos posteriores a implantação do ambiente revelaram melhorias significativas nos resultados obtidos. Um dos focos atuais desta pesquisa trata da interação entre professor-aluno e entre os alunos, para que haja uma participação mais ativa dos alunos no transcurso da disciplina. Para tanto, estão sendo utilizadas tecnologias de informação e comunicação (TICs), tais como correio eletrônico, fórum e chat, que estão sendo incorporadas ao ambiente de aprendizagem HyperCAL GD . Estas tecnologias exigem uma reformulação completa das estratégias metodológicas no sentido de privilegiar as interações e ao mesmo tempo proporcionar condições de desenvolver a auto-aprendizagem e a interaprendizagem, competências exigidas para os alunos e futuros profissionais. Com estas reformulações espera-se qualificar o processo de ensino-aprendizagem da Geometria Descritiva, favorecendo a comunicação e a participação dos alunos, contribuindo para promover a aprendizagem dos mesmos.

Abstract

This paper presents the last researches about virtual teaching-learning environments applied in Descriptive Geometry. The HyperCAL GD , a teaching-learning environment for Descriptive Geometry, has been used on discipline Descriptive Geometry III of Graphic Expression Department of Federal University of Rio Grande do Sul starting from 1999. This environment has been offering support to the teaching-learning process of discipline, principally on 3D visualization trough virtual models with VRML, and graphics methods trough animations 2D and 3D. The classes that used the HyperCAL GD have significant increases in learning quality. The actual research focuses are the teacher-student and student-student interactions, to increases the effective participation of the students on the discipline. Communication and information technologies (CIT), like e-mail, forum on line, and chat, are been developing to embed in HyperCAL GD . These technologies require a complete reformulation of methodologies to increase the interactions and to create conditions to develop auto learning and inter learning. The students and the new professionals demanded for these skills. With these new tools, the research group hopes to qualify the teaching-learning process of the Descriptive Geometry, increasing the communication and the students' participation, contributing to promote them learning
-