Mais informações

SANTOS, Eduardo Toledo; VALENTE, Vânia Cristina Pires Nogueira. Um ambiente adaptativo de aprendizagem de geometria descritiva. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE GEOMETRIA DESCRITIVA E DESENHO TÉCNICO, 16., 2003, Santa Cruz do Sul. Anais... Santa Cruz do Sul, 2003.
Clique no nome do(s) autor(es) para ver o currículo Lattes:

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 4 (Com arquivo PDF disponíveis: 4)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Resumo

Este artigo descreve um ambiente online para aprendizagem de Geometria Descritiva (GD) em desenvolvimento pelos autores. Trata-se um sistema composto por um conjunto de módulos, incluindo um Tutor Inteligente. Sistemas Tutores Inteligentes (STI) são sistemas computacionais projetados para oferecer ensino individualizado sobre um determinado tema. São usualmente baseados em técnicas de Inteligência Artificial e monitoram as ações do estudante, reagindo de acordo com elas e, assim, adaptando-se a cada aprendiz individual. Os componentes normalmente encontrados nos STIs são: i. módulo especialista; ii. módulo do estudante; iii. módulo tutor e iv. módulo de interface. A implementação de cada um destes componentes no STI proposto é descrita. Este sistema foi concebido tanto como ambiente de ensino à distância quanto para apoio ao ensino presencial. Ele tem recursos que permitem aos professores monitorar o progresso de seus alunos e adaptarem o currículo (conjunto de tópicos) apresentado aos estudantes registrados.

Abstract

This paper describes a web-based distance learning environment supported by a simple Intelligent Tutoring System (ITS) for Descriptive Geometry which is under development by the authors. Intelligent Tutoring Systems are computer software systems designed to provide individualized teaching on a specific subject matter. They are usually based on Artificial Intelligence techniques and monitor the student actions, reacting according to them, adapting to each apprentice. Common ITS components are: i. expert module; ii. student module; iii. tutor module and iv. interface module. The specific implementation for each of these components in the proposed ITS is described. This system is supposed to be used both as a distance learning environment and as a support to traditional courses. It has features that allow teachers to monitor the progress of their students and to customize the curriculum (set of topics) presented to registered students.
-