Mais informações

MELO, Sandra de Souza. O ensino da geometria projetiva através de situações práticas e com o apoio de ambientes virtuais de ensino. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE GEOMETRIA DESCRITIVA E DESENHO TÉCNICO, 16., 2003, Santa Cruz do Sul. Anais... Santa Cruz do Sul, 2003.
Clique no nome do(s) autor(es) para ver o currículo Lattes:

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 6 (Com arquivo PDF disponíveis: 6)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Resumo

As transformações geométricas ocorrem no dia-a-dia do homem, sendo utilizadas pelo mesmo desde os tempos mais remotos, ainda que intuitivamente, sem uma teoria que as respaldassem. Os estudiosos – geômetras/matemáticos – perceberam e sistematizaram estas utilizações ressaltando, verificando e comprovando suas propriedades. Com o uso de exemplos práticos de transformações geométricas, pretende-se destacar a utilização prática da teoria, tornar o conteúdo mais atrativo e estimular os alunos a verem o mundo pelos olhos das transformações geométricas existentes. Com o fim de atender aos objetivos deste trabalho foram realizadas as etapas de: levantamento bibliográfico da teoria ministrada; verificação de situações em Design, Arquitetura e outras áreas onde ocorrem transformações geométricas; fotografia (quando for o caso) e digitalização das situações de aplicações; seleção e preparação de todo o conteúdo teórico para as apostilas (convencional e digital); utilização das imagens coletadas para ilustração das aulas teóricas, para exercícios de sala de aula fazendo a conexão teoria/prática; utilização do ambiente virtual de ensino VIRTUS para complementação de aulas e maior intercâmbio de informações; apresentação pelos alunos de trabalhos e seminários, onde eles identifiquem e justifiquem a utilização das transformações.

Abstract

Geometric transformations occur in everyday life, being used by man since remote times, even intuitively, without a theory that endorsed them. Scholars – geometers/mathematicians - perceived and systemized these utilizations, verifying and proving its properties. With this methodology, one intendes to show the utility of the theory, to render its contents more attractive and to stimulate students to see the world through the eyes of existing geometric transformations. In order to take care of the objectives of this project the following steps were taken: survey of bibliography of the theory to be given; survey of utility in design, architecture and other areas where geometric transformations occur; photography (when applicable) and scanning by computer of situations of application; selection and preparation of all theoretical contents in the form of student guides (conventional as well as digital); utilization of the images collected for illustration of the theoretical lessons, classroom practice making connections between theory and practice; utilization of the virtual environment of education VIRTUS to complement lessons and assure interchange of information; presentation of works and papers by the students, where they are able to identify and justify the utility of transformations.
-