Mais informações

DA SILVA, Régio Pierre; SILVA, Tânia Luisa Koltermann da; TEIXEIRA, Fábio Gonçalves. O uso da realidade virtual no ensino de geometria descritiva. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE GEOMETRIA DESCRITIVA E DESENHO TÉCNICO, 15., INTERNATIONAL CONFERENCE ON GRAPHICS ENGINEERING FOR ARTS AND DESIGN, 4., 2001, São Paulo. Anais... São Paulo: ABEG, 2001. p. 231 - 238.
Clique no nome do(s) autor(es) para ver o currículo Lattes:

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 6 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 8 (Com arquivo PDF disponíveis: 7)
Citações: 6
Índice h: 2  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 5 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: 7
Índice h: 2  
Co-autores: 11

Resumo

Este trabalho apresenta uma experiência de uso da realidade virtual no ensino de geometria descritiva. A realidade virtual é um dos recursos disponíveis no Ambiente de Aprendizagem Hipermídia para ensino de geometria descritiva, desenvolvido pelo NCA - Núcleo de Computação Gráfica Aplicada do Departamento de Expressão Gráfica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Trata-se de um ambiente de aprendizagem computacional, no formato Html Help, que une conteúdos teóricos na forma de hipertexto e ferramentas visuais cmo fotografias, animações em 2D e 3D e Realidade Virtual no formato Vrml. O emprego da Realidade virtual para ilustrar objetos, técnicas e métodos da geometria descritiva é uma ajuda poderosa na conpreensão dos conteúdos desta disciplina, pois proporciona um alto grau de interatividade e flexibilidade na forma dos objetos. O uso desta ferramenta em conjnto com novas formas de interação com os alunos, como o uso da Internet para comunicação extra-classe, aumentou o nível de aprovação e a qualidade da aprendizagem dos estudantes. Estas técnicas podem ser utilizadas em várias outras disciplinas de vários cursos e não só de engenharia, sempre onde há necessidade de recursos visuais sofisticados.

Abstract

This work presents an experience in the use of virtual reality in the teaching of decriptive geometry. The virtual reality is one of the avaiable resources in Hipermedia Learning Environment for teaching of descriptive geometry, developed by NCA - Nucleus of Applied Graphic Computation of the Departament of Graphic Expression of the Federal University of Rio Grande do Sul. It is an environment of computer learning, in the format Html Help, that unites theoretical contents in the hiper text form and visual tools as pictures, animations in 2D and 3D and virtual reality in format Vrml. The emplyment of the virtual reality to illustrate objects, techniques and methods of the descriptive geometry is a powerful help in the understanding of the contents of this discipline, because it provides a high interactivity degree and flexibility in the form of the objects. The use of this tool together with new interaction forms with the students, as the use of internet for the communication extra-class, it increased the approval level and the quality of the students' learning. These techniques can be you use in several other disciplines of several courses and not only of Engineering, always where there is need of sophisticated visual resources.
-