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SILVA, Tânia Luisa Koltermann da et al. Concepções pedagógicas e a flexibilização no processo de ensino-aprendizagem da geometria descritiva. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE GEOMETRIA DESCRITIVA E DESENHO TÉCNICO, 16., 2003, Santa Cruz do Sul. Anais... Santa Cruz do Sul, 2003.
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Resumo

Este artigo aponta para a necessidade de reformulações no processo ensino-aprendizagem da Geometria Descritiva. Os aspectos abordados estão relacionados com as concepções pedagógicas, que se refletem nas metodologias de ensino utilizadas para a aprendizagem. Na maioria das vezes, a abordagem tradicional está presente, priorizando o ensino. Reformular significa focar o processo ensino-aprendizagem no aluno, tornando-o sujeito ativo e participativo na construção do seu conhecimento. Para tanto, deve-se considerar que o aluno traz consigo recursos próprios que podem influenciar as condições de aprendizagem. Sendo estes, principalmente, relacionados aos seus conhecimentos prévios e ao seu estilo de aprendizagem. Assim, devido à diversidade existente entre os alunos faz-se necessário conhecer suas características para, então, integrar este conhecimento nas estratégias pedagógicas. A flexibilização destas estratégias vem sendo possibilitada através da inserção, no processo ensino-aprendizagem da Geometria Descritiva, de recursos computacionais que auxiliam a visualização espacial das superfícies e operações gráficas realizadas e possibilitam diferentes modos de aprendizagem. Os recursos provenientes da telemática podem contribuir para atender os diferentes estilos de aprendizagem, proporcionando atividades individuais ou em grupo, presenciais ou a distância. Portanto, a utilização dos recursos computacionais e telemáticos além de propiciar a flexibilização das estratégias pedagógicas, conduz a integração das estratégias de ensino presencial e a distância, contribuindo para o processo de ensino-aprendizagem da Geometria Descritiva.

Abstract

This paper presents the need for reformulate the teaching-learning process of the Descriptive Geometry. The aspects approached related with the pedagogical conceptions that reflected in the teaching methodologies used in the learning. Most of the time, the traditional approach is present, prioritizing the teaching. To reformulate means to focus the teaching-learning process in the student, turning it subject active and participant in the construction of their knowledge. The student brings with own resources that can influence the learning conditions. Being, mainly, related to their previous knowledge and to their learning style. Thus, due to the existent diversity among the students is necessary to know their characteristics for to integrate this knowledge in the pedagogical strategies. The flexibility of these strategies made possible through the insert, in the teaching-learning process of the Descriptive Geometry, of computational resources that aid the space visualization of the surfaces and accomplished graphic operations and they make possible different learning manners. The coming resources of the telemática can contribute to assist the different learning styles, providing individual activities or in-group, you witness or the distance. Therefore, the use of the computational and telecommunications resources besides propitiating the flexibility of the pedagogical strategies, lead the integration of the strategies of teaching conventional and the distance, contributing to the teaching-learning process of the Descriptive Geometry.
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