Mais informações

LIRA, Hiran Ferreira de. Básico x profissional: como motivar o aluno?. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE GEOMETRIA DESCRITIVA E DESENHO TÉCNICO, 14., INTERNATIONAL CONFERENCE ON GRAPHICS ENGINEERING FOR ARTS AND DESIGN, 3., 2000, Ouro Preto. Anais... Ouro Preto: ABEG, 2000.
Clique no nome do(s) autor(es) para ver o currículo Lattes:

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 2 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: 4
Índice h: 2  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Resumo

Um dos principais problemas que, em particular os docentes de disciplinas de ciclo básico na sua prática de um curso universitário tendem necessariamente a enfrentar é o de falta de motivação por parte de seus alunos. Via de regra, os alunos consideram o ciclo básico tão somente um "obstáculo" para o ciclo profissional. Observa-se que, geralmente, os alunos reivindicam é praticamente fazer engenharia no primeiro ano. É ótimo associar a teoria e a prática. Entretanto, um professor de certas disciplinas não pode, a cada instante, ficar ob-servando para cada conceito teórico a sua aplicação na vida profissional. Por outro lado, dissociar o programa apresentado das aplicações na sua vida profissional pode não tornar a disciplina tão atraente ou interessante para o aluno. Como então convencê-lo de sua impor-tância? Como fazer o aluno entender que os conteúdos das disciplinas do ciclo básico, (exatamente como o nome diz) dão base a sua formação e o ciclo profissional é a aplicação daqueles conceitos em cada área? Fazendo uso de uma animadora experiência, em perío-dos anteriores, implementamos um trabalho cujo objetivo era: motivar os alunos do ciclo básico para as disciplinas de desenho, fazendo com que obtivessem informações sobre a aplicabilidade dos conteúdos apresentados na disciplina, em diferentes empresas de engenharia pesquisadas. Como objetivo secundário, pretendemos traçar um perfil dos conteúdos aplicados na operação de sistemas CAD e do que vem sendo aplicado, em termos de tecnologia de informática, na área de representação de projetos por essas empresas.

Abstract

One of the main problems with which it is confronted, in particular the educational of disci-plines of basic cycle in its practice of an university course face the problem of motivation lack on the part of its students. He/she saw of rule the students they see the basic cycle it is so only a " obstacle " for the professional cycle. It is observed that the students generally de-mand it is practically to do engineering in the first year. It is great to associate the theory and the practice, however a teacher of certain disciplines cannot to each instant to be saying for each theoretical concept the application in the professional life. On the other hand to dissoci-ate the presented program of the applications in its professional life cannot turn the such at-tractive or interesting discipline for the student. How then to convince them of its importance? How to do them to understand that the contents of the disciplines of the basic cycle, exactly as the name says do they give base its formation and is the professional cycle the application of those concepts in each area? Making use of an exciting experience in previous periods, we implemented a work whose general objective is: to motivate the students of the basic cycle for the drawing disciplines doing with that they obtain information on the applicability in the engineering companies, of the contents presented in the discipline. As secondary objective, to trace a profile of the contents applied in the operation of systems CAD and than it comes be-ing applied in terms of computer science technology in the area of representation of projects for those companies.
-