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LIRA, Hiran Ferreira de; MORAES, Andréa Benício de. Historia em quadrinhos na web: uma adaptação aos novos desafios da era digital. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE GEOMETRIA DESCRITIVA E DESENHO TÉCNICO, 16., 2003, Santa Cruz do Sul. Anais... Santa Cruz do Sul, 2003.
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Citações: 4
Índice h: 1  
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Citações: 4
Índice h: 2  
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Resumo

Com o desenvolvimento da Internet, como meio de comunicação de massa, mídias como a televisão, vídeo, cinema, rádio, impressos etc., passaram a convergir para a Internet, adequando-se a este novo instrumento de comunicação. Os quadrinhos como cultura de massa também buscam seu espaço adequando e/ou desenvolvendo novas formas de linguagem e narrativa. A possibilidade de utilização de som, animação e interatividade podem transformar a maneira de fruir e de construir a linguagem e a narratividade das histórias em quadrinhos. O cinema, o quadrinho, o desenho animado, a televisão, como linguagens baseadas em imagens seqüenciais, intercambiam elementos de linguagem mutuamente e continuamente, mas, possuem uma linguagem bastante estruturada. Percebe-se o esforço, de muitos artistas do quadrinho, em desenvolver ou adaptar a linguagem dos quadrinhos para um formato digital. Como adequar, adaptar ou desenvolver uma linguagem, dos quadrinhos, para esta mídia que ainda não definiu sua própria linguagem? Este trabalho tem por objetivo investigar as iniciativas de adaptação da linguagem dos quadrinhos para o formato digital através de três aspectos: o ponto de vista do profissional da área, a visão do consumidor e, por último, a análise do produto - o próprio quadrinho on-line.

Abstract

With the development of digital technology, in the last 20 years, medias like, television, video, cinema, radio, printings etc, converged to the Internet, adapting to this new instrument of communication. Comics, as mass media, look for their place by adapting or developing new vocabulary for their language and narrative, too. The Introduction of new elements like sound, animation and interactivity may change the way, which we read comics. Cinema, comics, cartoons, TV, languages based on sequence of images, continuously trade elements but, have a very structured language. The effort of many artists to develop or adapt the language of comics to digital media was perceived. But, how to do that in a media that was not defined its own language? The objective of this dissertation was to investigate initiatives to adapt the language of comics to digital media. For this, we conducted our research focusing on three aspects: the artist view - producer of comics, the consumer of comics and, finally, an analysis of online comics, to connect the previous points of view.
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