Mais informações

CORREIA, Ana Magda Alencar; VILLAROUCO, Vilma Maria de Oliveira. Conhecer os meios para chegar aos fins. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE GEOMETRIA DESCRITIVA E DESENHO TÉCNICO, 15., INTERNATIONAL CONFERENCE ON GRAPHICS ENGINEERING FOR ARTS AND DESIGN, 4., 2001, São Paulo. Anais... São Paulo: ABEG, 2001. p. 298 - 307.
Clique no nome do(s) autor(es) para ver o currículo Lattes:

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 2 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: 9
Índice h: 3  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Resumo

A bibliografia sobre os conteúdos da Representação Gráfica, mesmo a mais recente, continua baseada em metodologias por demais exploradas, ilustradas, vias de regra, através de problemas teóricos cujo grau de abstração contribui para tornar o seu estudo desmotivante. A nossa preocupação volta-se para os possíveis caminhos que dêem significado ao nosso saber, e perpassa pela adoção de metodologias que proporcionem ao aluno um melhor entendimento da necessidade do domínio dos conteúdos destas disciplinas, em todas as áreas pertinentes. Neste trabalho, pocuramos estabelecer um relacionamento entre o conteúdo formal das disciplinas e sua aplicabilidade, apresentado através de situações-problema a sua associação à teoria subjacente, fundamentada no trabalho de COSTA e COSTA (1996) que, entendemos, como uma proposta metodológica de relevante importância, e cuja vertente principal busca fornecer, ao aluno, os meios, para atingir seus fins, independente da área específica.

Abstract

The bibliography onthe contents of the Graphic Representation, even the most recent, keeps based on methodologies too much explored and usually being illustrated through theoretical problems whose abstraction degree contributes to turn its study discouraging. Our concern turns for the possible routes that give meaning to our knowledge, and goes through the adoption of methodologies that provide to the student a better understanding of the need of ruling the contents of these dosciplines, in all pertinent areas. In this work, we tried to establish a relationship between the formal content of the disciplines and its applicability, presenting through situation-problem its association to the underlying theory, based on the work of COSTA and COSTA (1996) that, we consider, as a methodological proposal of great importance, and whose main slope looks for supplying the means so that the student will be able to reach its ends, independent of the specific area.
-