Mais informações

SILLOS, Jacques. O método gráfico digital como instrumento de análise da paisagem: significados da paisagem do Largo da Misericórdia. In: CONGRESSO ÍBERO-AMERICANO DE GRÁFICA DIGITAL, 4., 2000, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: UFRJ, 2000.
Clique no nome do(s) autor(es) para ver o currículo Lattes:

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 3 (Nenhum com arquivo PDF disponível)
Citações: Nenhuma citação encontrada
Índice h: Indice h não calculado  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Resumo

Este artigo trata de parte da metodologia de análise utilizada no estudo dos significados da paisagem, através da evolução morfológica. Trabalhamos com o Largo da Misericórdia, no Centro Histórico do Rio de Janeiro, considerando os conteúdos culturais de sua paisagem, e a fragmentação físico-espacial que o caracterizam. Mais especificamente, discutem-se os valores que motivaram sua formação, suas transformações e como se articulam forma e significado da paisagem ao longo da história. Entre outros resultados, recuperam-se aspectos da história urbana do Rio de Janeiro que se diluíram no tempo e na complexidade espacial da cidade contemporânea. A pesquisa aponta para a identificação do Largo da Misericórdia como uma paisagem residual que, segundo Cosgrove (1989), refere-se àquela paisagem na qual pouco restou de seus significados originais. O trabalho originou-se da constatação de ser o Largo da Misericórdia o primeiro espaço livre público com características de praça a se formar no tecido urbano do Rio de Janeiro. Tal fato é reconhecido pela historiografia oficial da cidade até meados do século XX (Gerson, 1965) sem que, posteriormente, tenham-se implementado ações efetivas de preservação, da memória histórica e do patrimônio paisagístico. As intervenções urbanas ao longo do século produziram uma seqüência de vazios indistintos, desarticulados entre si, e sem qualquer relação de coerência entre a arquitetura e os espaços livres públicos.

Abstract

The present paper is concerned with digital graphic method as a tool for the landscape analysis. It is part of a broader research that discusses landscape meanings through the analysis of its morphological evolution. More specifically, it focus at Largo da Misericórdia, the first public open space with square characteristics to be formed in the urban fabric of colonial Rio de Janeiro. Computer aided design showed incomparable advantages concerning its operational aspects; the empiric object conceptual delimitation; as a resource of urban memory reconstitution; and as an instrument of interpretative analysis. The research revealed significant aspects of Rio de Janeiro’s history as well as it characterized the studied object as a typical residual landscape.
-