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BERNARDI, Núbia; Gouveia, Anna Paula Silva. Sintaxe visual e composição arquitetônica. In: SEMINÁRIO NACIONAL SOBRE ENSINO EM PROJETO DE ARQUITETURA, 2003, Natal. Anais... Natal: UFRN, 2003.
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Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 13 (Com arquivo PDF disponíveis: 5)
Citações: 16
Índice h: 3  
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Resumo

O trabalho relata um dos exercícios da disciplina de projeto, do primeiro semestre, do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unicamp -“Teoria e Projeto I: Introdução”, em 2003. O objetivo do exercício foi apresentar os conceitos fundamentais da sintaxe visual através de alguns pares de contrastes estabelecidos como básicos para o desenvolvimento do exercício (simetria x assimetria, complexidade x simplicidade, regularidade x irregularidade, equilíbrio x instabilidade e unidade x fragmentação). Como complementação do tema, foi solicitado aos alunos uma pesquisa sobre estes conceitos aplicados em composição arquitetônica. O exercício em sala de aula foi dividido em três fases: desenvolvimento de estrutura tridimensional e desenhos de observação; modificação da estrutura somente por desenhos e remontagem da estrutura com aplicação cromática a fim de alterar para o conceito oposto à sintaxe inicialmente escolhida. Os resultados foram bastante satisfatórios e demonstraram a relevância em abordar as questões referentes à sintaxe visual para o entendimento das principais indagações acerca do método em composição arquitetônica e o conseqüente uso deste conceito nos exercícios de projeto.

Abstract

This paper describes one of the exercises applied at the design course “Theory and Design I: Introduction”, offered at the first semester of the Architecture and Urbanism course at UNICAMP. The exercise aimed to present fundamental concepts of visual syntax through a few contrast pairs established as basic for the exercise development (simetry x assimetry, complexity x simplicity, regularity x irregularity, balance x instability and unity x fragmentation). Students were also asked to do some research on the application of such concepts in architectural composition. While in classroom, the exercise was divided in three stages: development of a tridimensional structure and observation sketches; modification ofthe structure exclusively through sketches and reassemblage of the structure with cromatic application, in order to reach the opposite concept of the initially chosen syntax. Results were very satisfactory and have shown that relevance of approaching visual sintax-related matters in design exercises.
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