Mais informações

RUSCHEL, Regina Coeli. Ambientes de colaboração na construção civil: uma experiência de ensino. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE GESTÃO E ECONOMIA DA CONSTRUÇÃO, 3., 2003, São Carlos. Anais… São Carlos: ANTAC, 2003.
Clique no nome do(s) autor(es) para ver o currículo Lattes:

Dados do autor na base InfoHab:
Número de Trabalhos: 7 (Com arquivo PDF disponíveis: 7)
Citações: 14
Índice h: 3  
Co-autores: Nenhum co-autor encontrado

Resumo

A Tecnologia de Informação (TI) tem o potencial de agir como elemento integrador na industria da construção civil. Os ambientes na Internet de colaboração emergiram nos últimos cinco anos como catalisadores deste processo. As empresas que desejam maximizar os benefícios adquiridos com o emprego de TI devem considerar transformações: no indivíduo em termos do seu papel, nos processos em termos de redefinição funcional e na organização em termos de inovação de produto. Motiva-se estas transformações alinhando-se com a solução de TI desejada para a empresa suas estratégias de negócio, de sistemas de informação e também de treinamento. É sob este último enfoque que este artigo tratará, isto é, o treinamento em TI associado ao uso de ambientes de colaboração via Internet para a implementação de projetos colaborativos na construção civil. A caixa de ferramentas para o apoio a Engenharia Colaborativa contém ferramentas locais virtuais e reais e ferramentas remotas centrada em dados e em pessoas. Verifica-se a utilização das ferramentas remotas citadas também em ambientes de ensino a distância (EAD) mediados pela Internet. Relatar-se-á a experiência em ensino de introdução a Engenharia Colaborativa, utilizando o ambiente de EAD WebCT, onde constatou-se que esta abordagem capacita parcialmente o profissional para a solução em TI apontada. Entretanto, verifica-se melhora na utilização de ferramentas locais virtuais de projeto (e.g. sistemas de CAD) na direção da função de integração de projeto.

Abstract

Information Technology (IT) has today the potential to act as an integration element in the building construction industry. Collaborative environments have emerged in the last five years as promoters of this process. Enterprises which desire to maximize benefits with the use of IT must consider transformations: in individuals in terms of its role, in processes in terms of functional redefinition and in the organization in terms of product innovation. These transformations can be motivated aligning business, system information and training strategies with the enterprise intended IT solution. This article will approach training strategies for IT use associated to Internet collaborative environments for the implementation of building construction collaborative projects. The computation toolbox for Collaborative Engineering contains virtual e real local tools and also remote tools centered in data and in people. Distance education Internet based environment/systems use similar computational remote tools. This article will describe a teaching experience of introduction to Collaborative Engineering using the distance education Internet system WebCT, where it was observed that the approach used partially qualifies a professional for the pointed IT solution. However, it was verified an improvement in the use of virtual local design tools (such as CAD) in the direction of project integration function.
-