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NOGUEIRA, Marta Cristina de Jesus Albuquerque et al. Avaliação do conforto ambiental em salas de aula: estudo de caso em Cuiabá-MT. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 12., 2008, Fortaleza. Anais... Fortaleza: ANTAC, 2008.
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Resumo

No processo de ensino-aprendizagem que ocorre em sala de aula é necessário que o ambiente físico seja adequado e com condições mínimas de conforto, de forma a contribuir de forma positiva no desempenho das atividades desenvolvidas por alunos e professores. Neste contexto, o conforto acústico, térmico e lumínico são elementos fundamentais na garantia de uma boa condição ambiental, devendo haver uma preocupação quanto à escolha dos materiais na concepção dos projetos escolares, buscando-se assim minimizar fatores que possam interferir no rendimento psico-pedagógico dos usuários. Este trabalho tem como objetivo avaliar os níveis de ruído, temperatura e iluminação de salas de aula de uma escola estadual em Cuiabá-MT, buscando-se verificar as condições de conforto a que os usuários estão submetidos, considerando o clima local. Foram feitas coletas de dados de temperatura, iluminância e níveis de pressão sonora. Os resultados mostram que o ambiente acústico, térmico e lumínico apresentam qualidade insatisfatória, podendo então, o ambiente ser considerado desconfortável, o que, em longo prazo, pode causar problemas não só de ordem física, como também psicológica, além de prejudicar o processo de ensino-aprendizagem. Os dados de estudos como este podem contribuir na produção de novos espaços escolares da região, no sentido de otimizar a concepção de ambientes de sala de aula que melhor se adaptem às condições climáticas locais.

Abstract

In the process of teaching-learning that occurs in the classroom is necessary that the physical environment is appropriate and with minimum conditions of comfort, so as to contribute positively in the performance of activities by pupils and teachers. In this context, the noise, heat and light comfort are key elements in securing a good environmental condition and should be a concern about the choice of materials in the design of school projects, thereby seeking to minimize factors that may interfere with income psycho-pedagogical of users. This paper aims to assess the noise, temperature and lighting levels in the classrooms of a state school in Cuiabá- MT, seeking to verify the conditions of comfort that the users are submitted, considering the local weather. Were collected data on temperature, brightness and levels of pressure noise. The results show that the environment acoustic, thermal and light have poor quality and can the environment was considered uncomfortable, which in long term can cause problems not only physical but also psychological, as well as affecting the process of teaching-learning. Data from studies such as this can contribute in the production of new school space in the region, in order to optimize the design of the classroom environments that are best suited to the local climate.
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